Famosa rede atacadista fecha unidade no RS
O atacarejo Maxxi da cidade de Rio Grande (RS) encerrará suas atividades nesta quinta-feira (27). As prateleiras foram se esvaziando continuamente ao longo do dia.
Seguida promoções foram ofertadas na unidade em razão do fechamento esperado.
A rede atacadista foi vendida ao Grupo Carrefour ainda em 2019 e passa por reestruturação desde então.
Outra parte da venda
Quatro filiais dos supermercados das bandeiras Maxxi e Nacional tiveram o aval favorável à sua venda para o grupo gaúcho Asun pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em setembro do ano passado.
As unidades Maxxi de Santa Maria, Viamão e Gravataí operararam em pleno funcionamento até o fim de outubro passado.
A mudança da marca aconteceu logo em seguida. À época, a assessoria da Asun apenas confirmou que o prédio antigo do Maxxi se transformaria em um supermercado Asun, deixando de ser um atacado.
Algumas vagas de emprego da Asun foram destinadas ao reingresso imediato dos funcionários das unidades Maxxi. Houve demissões de todo o corpo de empregados atual, mas as recontratações de uma parcela foi efetivada na ocasião.
Estrutura da rede
São mais de vinte lojas com as bandeiras Asun em Porto Alegre e na região metropolitana. A rede também está presente ao longo de todo o litoral gaúcho.
“Recentemente o CADE deu o aval para a negociação entre o Grupo Asun e o Grupo Carrefour no Rio Grande do Sul. Serão quatro lojas adquiridas pelo Asun: três unidades da bandeira Maxxi (que ficarão abertas até o dia 22 de outubro), localizadas em Santa Maria, Gravataí e Viamão, e a 4ª loja será da bandeira Nacional – ainda sem data de entrega prevista –, também em Gravataí. Porém, por questões de confidencialidade, o Asun não fornece mais detalhes sobre a negociação”, diz a nota da rede à imprensa.
Empregos reestabelecidos
O quadro de funcionários das novas quatro unidades da rede estava para ser atualizado de forma transparente e que envolvesse o menor prejuízo possível aos colaboradores.
Um novo processo de recrutamento foi aberto e o reingresso dos então contratados estava considerado. São cerca de 500 postos de trabalho diretos nas unidades.