Cidade gaúcha alcança grande marca em apenas 1 ano

Após cerca de 1 ano, o projeto Canoas Recicla, uma iniciativa desenvolvida juntamente a Secretaria do Meio Ambiente, oito cooperativas da cidade, a Unilasalle e a empresa Apoena Socioambiental, arrecadou mais de 3,5 mil toneladas de materiais na cidade gaúcha, que foram encaminhados para a reciclagem.

Os dados foram apurados pela empresa Apoena Socioambiental, com a ajuda da Coopertec, responsável pela gestão exclusiva de resíduos eletroeletrônicos de Canoas. Desde abril de 2022, quando foi iniciado, o movimento já coletou 87 toneladas de material. De acordo com Daiana Schwengber, uma das coordenadoras do projeto, o desafio é fazer com que mais pessoas colaborem com esse projeto, entregando seus resíduos recicláveis e eletroeletrônicos para a coleta seletiva.

A Prefeitura, que antes contribuía com R$ 3,5 milhões, passou a investir cerca de R$ 6,9 milhões por ano. De acordo com a Rádio Guaíba, o projeto é parte da reestruturação do serviço de coleta seletiva na cidade, que ocorreu em 2022, com o aumento do número de cooperativas, passando de quatro para oito.

Benefícios da reciclagem em cidade gaúcha

Ainda de acordo com a Rádio, o projeto também beneficiou o trabalho de assessoria ambiental, visto que permitiu a capacitação de mais profissionais e desenvolveu mais projetos socioambientais, além da divulgação dos serviços realizados. Com isso, mais de 31 mil pessoas passaram a ter conhecimento do projeto após palestras e visitas em condomínios, escolas, empresas e eventos públicos.

Com a reciclagem em alta na cidade, mais de 16 milhões de kWh de energia foram economizados, o que equivale a 658 anos de consumo de uma Televisão de LED ligada; mais de 72 milhões de litros de água também foram economizados, o equivalente a mais de 140 mil garrafas d’água; mais de 28 mil árvores deixaram de ser cortadas e mais de 7,6 mil barris de petróleo deixaram de ser utilizados, de acordo com o portal.

Além de conservar os recursos naturais, a reciclagem também é responsável por gerar mais empregos, além de conscientizar a população.