População do RS terá novo hospital até junho

Daqui cerca de um mês, a população de Porto Alegre poderá receber atendimento médico de mais um hospital que será inaugurado na cidade. O Parque Belém, localizado na Avenida Oscar Pereira, no bairro Belém Velho, foi comprado pela Associação Hospitalar Vila Nova, que pretende reativar o lugar, de acordo com a reportagem do GZH.

De acordo com o diretor do Vila Nova, Dirceu Dalmolin, o objetivo é pegar as chaves nos próximos dias, reformar o necessário e oferecer serviços clínicos e psiquiátricos. “Em 30 dias queremos reabrir com algumas coisas já. O hospital tem muito potencial, a cidade está com postos lotados, emergências lotadas, e precisando de leitos. Será a nossa grande contribuição para Porto Alegre”, diz ao GZH.

A Associação Hospitalar comprou o Parque por R$ 17,6 milhões durante um leilão que ocorreu na segunda-feira (24). A previsão do diretor é abrir 150 leitos.

Reformas do hospital necessitam de recursos do município, Estado e do governo federal

O hospital fechou as portas em 24 de maio de 2017, o que resultou na demissão de 50 funcionários, entre técnicos, enfermeiros e equipes médicas que atendiam 200 leitos. Na época, o espaço era administrado pela Associação Sanatório Belém.

De acordo com Dalmolin, os maiores problemas do hospital são a fiação elétrica, pintura e roçada. O diretor ainda afirma que para que a forma aconteça, será preciso utilizar recursos do município, Estado e do governo federal. Provavelmente será necessário o investimento de R$ 17 milhões para que o local fique em bom estado.

“Tem partes do hospital inclusive com leitos montadas, cama, lençol, cobertor, tudo. É um crime para a cidade isso aí estar fechado.”, diz.

A Associação Hospitalar Vila Nova também administra instituições filantrópicas e 100% SUS nas seguintes cidades: Guaíba, Camaquã, Taquara, Charqueadas, Campo Bom, Caçapava do Sul e Santo Antônio da Patrulha.