Região Sul é a segunda que mais gera empregos no Brasil
Com os meses iniciais de 2023 no azul, o Rio Grande do Sul fechou o primeiro trimestre do ano com resultado positivo na geração de empregos. Os dados são do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Foram 12.169 postos criados.
O RS registrou saldo positivo de 42.241 vagas formais. No acumulado dos últimos 12 meses, foram 87.484 empregos criados. Cerca de 2,69 milhões de pessoas executavam trabalhos formais no mês de março.
A coordenadora do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Lodonha Maria Portela Coimbra Soares, afirmou ao portal GZH que: “Teve um processo de recuperação sobre uma demanda reprimida. Agora, estamos observando uma acomodação.”
Principais setores
Apenas na indústria, que lidera as contratações, foram 21.581 postos formais no período. A fabricação do fumo, a preparação do couro e itens alimentícios se descatam.
Na sequência vem os setores de serviços (14.679), agropecuária (5.093) e construção (1.572). O comércio foi o único setor com queda, fechando 684 postos.
Dados nacionais
Em âmbito nacional, o Brasil criou 195.171 postos de trabalho com carteira assinada também no mês de março. Ativamente são 42,9 milhões de vagas por todo o país, computando o maior número da série histórica iniciada em 2002.
Os números do terceiro mês desse ano são quase o dobro do mesmo período do ano passado. Também foram 98.786 vagas, acumulando um saldo positivo de 526.173 postos formais.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ao comentar sobre a retomada das mais de 14 mil obras paradas no país disse: “Mas não esperava que elas (obras) fossem surtir efeitos já em março. Temos obras de transporte de cargas e infraestruturas que estão influenciando o número de março”.
Dados regionais
A região Sul vem atrás apenas da região Sudeste dentre as que ofereceram os melhores dados de empregabilidade. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo apresentaram um saldo de 113.374 em março. Em toda a região Sul foram 37.441 postos criados.