7 radares de velocidade são instalados em cidade do RS
Na segunda-feira (1), foram instalados sete controladores de velocidade, mais conhecidos como radares, nas ruas de Gravataí, na Região Metropolitana, em locais considerados críticos devido aos acidentes e mortes contabilizados nos últimos anos. Três deles ficam na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, a principal da cidade. Entre 2010 e 2019, foram registrados 65 óbitos na via. Na madrugada do dia da instalação, duas pessoas morreram.
“É a avenida que atravessa a cidade, tem pista dupla e velocidade máxima permitida de 60 km/h. É a que mais registra mortes por acidente de trânsito. Ela “compete” com rodovias importantes da região (no registro de mortes no trânsito)”, diz Guilherme Ósio, secretário municipal de Mobilidade Urbana, de acordo com o portal GZH.
Três controladores estão localizados nos dois sentidos da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, nas paradas 61, 67 e 74, a última, conhecida como Curva do Bigode, é considerada a mais perigosa pela administração municipal.
“Tínhamos apenas trabalho de fiscalização de velocidade com radar móvel. Em Gravataí, temos uma meta para reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito. Para isso, há várias medidas sendo implementadas dentro de um programa de segurança viária, uma delas é conseguir controlar a velocidade para diminuir acidentes”, diz.
Os sete controladores são os primeiros radares fixos instalados no município, que antes fiscalizava a velocidade nas vias apenas com equipamentos móveis.
Saiba onde estão os novos radares
- Avenida Centenário, próximo ao shopping;
- ERS-020, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) das Moradas;
- Estrada do Gravatá;
- Rua Teotônio Vilela, no acesso à freeway;
- À exceção dos controladores da Teotônio Vilela e da Estrada dos Gravatás, que terão limite de velocidade de 50 km/h, nos demais a velocidade máxima permitida será de 60 km/h – parâmetros de limites definidos levando em conta a classificação das vias.