RS terá estátua com 40 metros de altura em região gaúcha
Um plano para construir um parque temático em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, está em andamento. A principal atração deste parque será uma estátua de um gaúcho, com trajes típicos e segurando um chimarrão, que deve ter cerca de 40 metros de altura. O projeto está previsto para ser financiado pela iniciativa privada e poderá se tornar uma nova adição à lista de grandes estátuas do estado.
Jerson Zanchettin, empreendedor e advogado, é o criador do projeto para a construção do parque, que servirá como um centro de celebração da cultura gaúcha. Ele já solicitou licença prévia à prefeitura local e acredita que o parque irá atrair visitantes de todo o Brasil e do mundo, oferecendo uma oportunidade única para experimentar as tradições regionais e aprender mais sobre a rica história e patrimônio do Rio Grande do Sul.
Projeto do Parque Temático: Uma homenagem à cultura gaúcha em uma área privilegiada
O projeto será erguido em uma extensão de 19,5 hectares, entre os montes Gaúcho e São José. O advogado e empreendedor ressalta que a localização é privilegiada e conta com uma vista esplêndida. Ele ainda relata que o projeto surgiu a partir do sucesso do Cristo Protetor de Encantado, que colocou a região do Vale do Taquari no mapa turístico nacional e internacional.
“O nosso Vale é muito lindo, é rico em belezas naturais, e o Morro Gaúcho, onde a gente pretende instalar o parque, é uma espécie de um trapiche sobre o Vale, onde, na sua base, pode-se dizer que inicia o pampa gaúcho. Lá de cima, nós conseguimos ver nove municípios, as montanhas, os rios, então tem um visual fantástico. O parque será para turismo cultural e de natureza; a preservação do meio ambiente faz parte da essência do nosso projeto. A supressão de árvores é mínima, com baixo impacto ambiental”, disse.
Zanchettin planeja iniciar a construção do monumento como etapa inicial do projeto e posteriormente incluir outras atrações, como um open mall, estacionamento, hotel e praça de alimentação com restaurantes típicos das culturas italiana, alemã e gaúcha.
O parque também contará com um museu da cultura gaúcha e um galpão crioulo. O objetivo é tornar o local um ponto de disseminação da tradição e folclore gaúcho, com a estátua de 40 metros de altura tendo um elevador que levará as pessoas até o chapéu, onde haverá uma redoma de vidro para apreciar a paisagem.
O investimento inicial será de cerca de R$50 milhões e será financiado por investidores privados. No entanto, ainda não há previsão de início das obras, uma vez que depende da obtenção das licenças necessárias.
Fonte: GZh
Foto: Divulgação