Professores do RS realizam “intercâmbio” em escolas de Recife

Nesta quarta-feira (3), Recife, capital do Pernambuco, recebeu uma comitiva da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul para um intercâmbio com a rede estadual de ensino de Pernambuco sobre ensino integral.

No total, 25 gestores de escolas públicas gaúchas puderam ver de perto o modelo político-pedagógico desenvolvido nas unidades pernambucanas.

Os representantes da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul visitaram, nesta quarta, às 9h, o auditório do bloco A da Secretaria de Educação de Pernambuco, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Às 14h, foram até a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano – Aurora, localizada no bairro de Santo Amaro, no Centro.

Na quinta-feira (4), às 9h, a comitiva deve conhecer a EREM Ageu Magalhães, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife; e às 14h a visita será na EREM José Vilela, localizada na Casa Forte, também na Zona Norte. Ambas as escolas são referência em Ensino Médio e Ensino Fundamental e Médio (Erem e Erefem).

Escolas de Pernambuco são referência no país

Pernambuco é um dos estados que mais se destaca na área educacional. De acordo com a secretária executiva de Educação Profissional e Integral, Ana Cristina Dias, “a Secretaria de Educação de Pernambuco se baseia na proposta pedagógica norteada pela educação Interdimensional. Nossos estudantes desenvolvem competências cognitivas e socioemocionais, trabalhando com projeto de vida, protagonismo juvenil, acolhimento e eletivas nas áreas de teatro e música, por exemplo; ou até específicas, como educação financeira. Eles fazem a opção de qual eletiva querem cursar”.

Em setembro de 2022, foi divulgado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que classificou Pernambuco na terceira posição do melhor Ensino Médio do País. A meta da avaliação, que aconteceu em 2021, era 3,9, e o Estado alcançou 4,4, a mesma marca atingida em 2019.