Moradores do RS recebem alerta sobre aumento das chuvas no estado
Essa quinta-feira (04) chuvosa já é o quarto dia consecutivo de precipitações no Rio Grande do Sul. Regiões do estado já acumulam entre 50 e 100 mm de água apenas até a quarta-feira. A MetSul Meteorologia alerta para os próximos dias e horas, quando o volume de chuvas deve aumentar.
Os volumes acumulados até o fim da segunda-feira era de 102 mm em Soledade, 71 mm em Encruzilhada do Sul, 67 mm em Serafina Corrêa, 65 mm em Ibirubá, 64 mm em Santiago, 63 mm em São Luiz Gonzaga, 59 mm em Tupanciretã, 58 mm em Encruzilhada do Sul, 57 mm em Bagé, 55 mm em Dom Pedrito e 53 mm em Canguçu. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Lavras do Sul (113 mm), Nova Prata (93 mm) e Quevedos (90 mm) são as cidades que, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Centro Nacional de Desastres (Cemaden) mais foram afetadas com o acúmulo e a força das chuvas.
Imprevistos e problemas
Dificuldades de mobilidade e alagamentos foram registrados em Guaporé, na manhã de hoje, tanto em sua aréa urbana quanto rural. Em curto período de tempo, o perímetro urbano da cidade recebeu 90 mm de água. A região do autódromo do município recebeu surpreentes 120 mm.
Regiões mais afetadas
As áreas localizadas entre os vales, ao Nordeste do estado sofreram os maiores impactos das chuvas na quarta-feira. A Grande Porto Alegre a a Serra gaúcha também foram impactadas com trovões e pontos isolados com intensidade maior.
Próximos dias
O tempo deve seguir instável durante toda a quinta-feira, com abundância de nebulosidade em todo o RS. Chuvas e garoas podem acontecer de forma intermitente e, alguns poucos pontos isolados podem receber melhor o Sol.
Nas cidades mais altas do estado a umidade associada ao nevoeiro deve ser a regra. Sem maior presença dos raios solares, o dia será de temperatura amena de forma geral.
Na sexta e no sábado, as chuvas podem ultrapassar os 100 mm com facilidade.