TSE cassa prefeito em SC e torna dono da Havan inelegível

Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (Republicanos), respectivamente prefeito e vice-prefeito de Brusque (SC), tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2020. A corte eleitoral decidiu pela inelegibilidade de ambos por 5 a 2, além do empresário Luciano Hang.

Segundo o tribunal, a rede de lojas Havan teve sua estrutura utilizada em favor da campanha do candidato. Podemos, PT, PSB e PV afirmaram na ação ao TSE que o empresário utilizou de impulsionamento em massa de vídeos no Instagram em favor dos envolvidos.

Ações de maketing, bens, fornecedores e funcionários foram utilizados de forma coercitiva em favor da chapa que venceu o pleito.

A investigação anexou 28 vídeos publicados no Instagram pessoal de Hang, onde de alguma forma a estrutura da sua companhia e empresas com ligação foram utilizadas para insuflar apoios à chapa Vequi-Doerner.

Como Hang operou

Às vésperas da eleição de 2020, em 14 de novembro, Hang questiona algumas funcionárias venezuelanas de uma unidade da Havan e solicita aos moradores de Brusque que “não vote no 13”.

No dia imediatamente anterior ao vídeo, uma live dentro de uma unidade da Havan aconteceu com a presenção de Vequi.

Outros funcionários e fornecedores da Havan foram assediados pelo empresário. Frases como “o desemprego foi plantado pelo PT” e associação do partido a um suposto “rastro de destruição”.

A faculdade Uniasselvi, que também pertence ao empresário, serviu de concentração para uma carreata em favor de Vequi. Hang utilizou suas redes para promover o evento.

Disputa eleitoral

Ari Vequi disputava votos com o ex-prefeito de Brusque Ciro Roza (Podemos) e Paulo Eccel (PT). Hang pedia para que os eleitores do município não se dividissem entre Roza e Vequi contra o petista.

Vequi terminou vencedor com 40,5% dos votos, contra 19,4% do candidato petista e 19,2% do candidato do Podemos. Pelo contingente eleitoral, Brusque não realiza eleições em segundo turno.