Atrasos de pagamento afetam hospital e atendimento no RS

Procedimentos cirúrgicos não estão sendo realizados no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, localizado em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do RS. O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) divulgou que a suspensão ocorreu devido a questões salariais, uma vez que os pagamentos estão em atraso.

Já a direção do hospital alega que os recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cobrem somente 50% dos gastos da instituição, o que impossibilita o cumprimento integral das obrigações salariais.

Hospital de Santana do Livramento pode suspender serviços se impasse não for resolvido

Dos 124 leitos disponíveis no hospital, 80% são destinados a pacientes do SUS. O governo do estado deve enviar recursos para custear o serviço dos ambulatórios, mas o hospital considera remanejar a verba para pagar os médicos.

A expectativa é que a situação seja resolvida em breve para que os procedimentos sejam retomados a partir da próxima segunda-feira (8). Caso contrário, os médicos podem suspender outros serviços no hospital. O Simers garante que os procedimentos cancelados serão reagendados assim que os valores forem quitados.

Fonte: G1

Foto: Reprodução