Grande empresa do RS anuncia fechamento de fábrica
Uma grande empresa do Rio Grande do Sul anunciou o fechamento de uma de suas fábricas. Na última terça-feira, 2 de maio, a Arezzo&Co confirmou que sua unidade de produção em Veranópolis terá suas atividades encerradas no dia 16 de maio.
A empresa afirma que a fábrica não apresentou a viabilidade técnica e financeira necessária para se manter em funcionamento. 150 funcionários serão desligados. Confira abaixo mais informações sobre o fechamento da unidade.
Arezzo fecha fábrica no Rio Grande do Sul
O prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, afirmou que a decisão da Arezzo foi motivada por diversas razões, também ligadas ao governo municipal. Ele afirma que os subsídios fornecidos pela prefeitura não geraram o retorno esperado para a companhia.
De acordo com a empresa, os 150 funcionários desligados receberão aviso prévio indenizado. Esta é a segunda demissão em massa realizada pela companhia em cerca de um mês: no início de abril, 250 funcionários foram demitidos de uma fábrica em Campo Bom.
Em fala para o portal Exclusivo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário e Calçado de Caxias do Sul e Região (Sindvest), Jandir Zacaria, afirma que a decisão também foi resultado da alta rotatividade dos funcionários, fator que prejudicou a produção da unidade.
A empresa divulgou um comunicado justificando o fechamento da fábrica. Confira abaixo a nota na íntegra.
“A Arezzo&Co investiu na operação de Veranópolis nos últimos 18 meses, mas a unidade não se viabilizou técnica e financeiramente, encerrando portando suas atividades em 16 de maio. A decisão não muda a estratégia da empresa que no Rio Grande do Sul emprega 2,6 mil funcionários, opera 35 lojas e produz mais de 138 milhões de pares de calçados por ano. O sindicato e a prefeitura estão conjuntamente trabalhando para a realocação dos colaboradores, o mais breve possível, em outras indústrias locais. A produção dessa planta será distribuída em outras unidades fabris do grupo Arezzo&Co, no Rio Grande do Sul.”
Imagem: Arquivo / GES