Famosa montadora reduz produção em estado do Sul

Uma grande montadora anunciou que reduzirá sua produção em um estado do Sul. A Volkswagen confirmou que a partir do dia 1º de junho, suas fábricas em São José dos Pinhais, no Paraná, e Taubaté, em São Paulo, terão suas atividades reduzidas para apenas um turno.

Além disso, a montadora também deve adotar o lay off — suspensão temporária do contrato de trabalho — nas duas unidades. Cerca de 700 funcionários serão afetados na unidade de São José dos Pinhais e 799 na unidade de Taubaté. Anteriormente, as fábricas estavam operando com dois turnos completos. Confira abaixo mais informações sobre a decisão da Volkswagen.

Montadora de carros reduz produção em fábrica no Sul

Os trabalhadores afetados terão o contrato suspenso por cerca de dois a cinco meses. Na unidade do Paraná, a produção diária de veículos cairá de 500 para 300 unidades por dia.  Confira abaixo o comunicado divulgado pela Volkswagen:

“A fábrica de veículos de Taubaté, SP, terá um turno de produção em layoff, a partir de 1º de junho, de dois a cinco meses. A ferramenta de flexibilização está prevista em acordo coletivo firmado com o sindicato e colaboradores da VW”, afirma a empresa.

De acordo com a montadora, as paralisações são necessárias para compensar a falta de componentes e a interrupção da cadeia de produção durante o período da pandemia. No entanto, segundo os sindicatos de metalúrgicos, a medida também é motivada pela redução da demanda por novos carros.

Apenas uma unidade da Volkswagen continua com suas atividades em dois turnos, na fábrica de São Bernardo do Campo, onde são produzidos veículos dos modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.

Já são 16 fábricas no Brasil com atividades paralisadas por falta de componentes. Além da Volkswagen, estão inclusas nesta lista as montadoras General Motors, Hyundai, Stellantis, Mercedes-Benz e Scania.

Imagem: Divulgação / Volkswagen