Redução no horário dos trens da Trensurb nesta Segunda-Feira! Confira o horário

Os trens da Trensurb estarão circulando com redução nos horários nesta segunda-feira (8) em toda a Região Metropolitana de Porto Alegre. As mudanças são resultado da greve dos metroviários afiliados ao Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô RS).

Todos os trens estarão circulando com intervalos de até 20 minutos entre as viagens. O intervalo normal é de 8 minutos. Confira abaixo mais informações a respeito das mudanças nos horários da Trensurb em Porto Alegre.

Greve dos metroviários afeta cronograma da Trensurb em Porto Alegre

A paralisação parcial do transporte coletivo foi tomada no último domingo (7), durante uma assembleia geral dos metroviários realizada na sede da empresa, na capital. A decisão tem validade de 24 horas. Mais de 100 mil passageiros da Região Metropolitana de Porto Alegre devem ser afetados.

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) encaminhou um pedido às empresas de ônibus para atendimento emergencial durante o período da paralisação. Por este motivo, todas as linhas que integram os trens deverão transportar os passageiros por todo o itinerário até o destino final. Há também possibilidade de oferta de novos horários.

O sindicato afirma que a mobilização tem como objetivo reivindicar direitos trabalhistas, como o adicional salarial de risco de vida, retirado da categoria desde abril.

A Trensurb comunicou que está atendendo uma ação judicial junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRF4) para proibir a ocupação das vias pelos manifestantes. Foi decidido que os sindicalistas serão penalizados em R$ 100 mil caso descumpram as seguintes proibições:

1) invadir ou ocupar a via dos trens do requerente;

2) impedir os usuários de adquirirem os bilhetes de acesso ao serviço de transporte prestado pelo requerente;

3) liberar os bloqueios (catracas) e permitir o uso de transporte aos passageiros sem o pagamento da respectiva tarifa pública.

Imagem: Divulgação / Trensurb