Ministério Publico pede vistoria ponte que liga RS e SC; pode cair?

O Ministério Público abriu uma nova investigação a respeito de uma ponte de concreto que conecta o Rio Grande do Sul à Santa Catarina. A estrutura liga os municípios de Torres (RS) e Passo de Torres (SC).

O local apresenta marcas de degradação e a investigação averiguará se há riscos estruturais. Em fevereiro deste ano, outra ponte pênsil que conecta as duas cidades se rompeu, causando uma morte e deixando 16 feridos. Confira abaixo mais informações a respeito do caso.

Ponte de concreto entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina corre risco de cair?

A Prefeitura de Torres declara estar preocupada com a situação. Em fala ao G1, o promotor de Justiça Márcio Roberto de Carvalho afirmou que a medida do Ministério Público tem caráter preventivo, com o objetivo de evitar um caso como o que ocorreu em fevereiro. Confira a fala abaixo:

”Eu entendi que ali merece também uma investigação, exatamente para evitar que ocorra um acidente grave, como ocorreu com a ponte pênsil. Já solicitamos uma vistoria ali. Para que se faça um relatório técnico sobre a atual situação da ponte, se o projeto suporta, se a carga que essa ponte recebe está adequada ao que foi projetado”, afirma o promotor.

Em 20 de fevereiro, outra ponte que conecta os dois municípios cedeu, causando um óbito e deixando mais 16 pessoas feridas. Brian Grandi, de 20 anos, estava no local quando os cabos se romperam, e seu corpo foi encontrado quatro dias depois no mar, em Santa Catarina.

De acordo com um laudo técnico elaborado pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), a tragédia foi causada por corrosão e poderia ter sido evitada caso a estrutura tivesse recebido manutenção adequada. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil como homicídio culposo, onde não há intenção de matar.

Imagem: Reprodução / G1