Porto Alegre é destaque nacional e recebe título ‘mundial’
Pontos turísticos, bares, eventos e muito churrasco com certeza fazem parte da cultura da capital gaúcha, Porto Alegre.
Nos últimos anos, Porto Alegre tem evoluído e atraído cada vez mais turistas, principalmente pelo setor gastronômico da cidade, que tem tido cada vez mais destaque.
Recentemente, durante a Expochurrasco, evento que contou com a presença de mais de 4 mil pessoas, a prefeitura de Porto Alegre lançou o selo “Porto Alegre Capital Mundial do Churrasco”. A iniciativa teve o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Porto Alegre tem o maior número de churrasqueiras por habitante
O “Porto Alegre Capital Mundial do Churrasco” é um projeto do governo municipal, em parceria com a iniciativa privada, que tem como objetivo incentivar o turismo de gastronomia, os costumes não só de Porto Alegre, mas de todo do Rio Grande do Sul, além dos aspectos culturais que o município apresenta.
Durante o evento, o prefeito Ricardo Gomes subiu a palco e fez um discurso sobre o selo. “O selo é de todos nós, vai estar disponível para download no site da prefeitura para os restaurantes colocarem nos cardápios, para quem quiser fazer camisetas, bonés, para os nossos assadores usarem e para gente mostrar ao mundo inteiro que Porto Alegre é a Capital Mundial do Churrasco”, disse Gomes.
Com o sucesso dos churrascos gaúchos, os representantes da cidade pretendem realizar cada vez mais festivais a céu aberto, incentivar as cervejarias artesanais, o 4° Distrito, os Caminhos Rurais, a orla do Guaíba, os parques e museus, de acordo com a prefeitura de Porto Alegre.
Atualmente, Porto Alegre é a cidade com a maior quantidade de churrasqueiras por habitante. De acordo com a Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), a cidade possui mais de cem churrascarias regularizadas na cidade. Em julho de 2022, foi aprovado pela Câmara de Vereadores projeto que permite a utilização de churrasqueiras em vias públicas.