Paraná: confira excelentes locais para visitar no estado

O Estado do Paraná é um destino turístico que surpreende com suas 19 regiões turísticas repletas de belezas naturais, diversidade cultural e infraestrutura de qualidade. Com uma posição geográfica privilegiada, o Estado se destaca tanto para o turismo de lazer quanto para o de negócios e eventos.

A turismóloga Deise Bezerra, assessora técnica da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, enfatiza o profissionalismo e a hospitalidade que acompanham os destinos, roteiros e atrações especiais que o Estado oferece. E os números refletem o sucesso dessa iniciativa: dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o turismo paranaense cresceu 33,8% entre janeiro e setembro de 2022. E o governo do Estado sancionou uma lei que autoriza a criação do Serviço Social Autônomo Viaje Paraná para impulsionar ainda mais o setor.

Ilha do Mel

A Ilha do Mel é uma imensa unidade de conservação situada a cerca de 120 km de distância de Curitiba. A Viação Graciosa oferece uma linha de ônibus que parte de Pontal do Sul e leva cerca de 30 minutos para chegar até a ilha. Na Praia de Encantadas, no sul da ilha, encontra-se uma gruta que adentra o mar, praias tranquilas e belíssimas paisagens para descansar e fotografar.

A Praia Nova Brasília é outro destino popular, com o Farol das Conchas, que possui uma escadaria de 132 degraus, permitindo vistas espetaculares da ilha. Além disso, a praia oferece pousadas aconchegantes e modernas, com restaurantes e uma boa infraestrutura. Fortaleza dos Prazeres, construída no século XVIII para defender a ilha de saques e pirataria, é outra atração imperdível. Para se deslocar, é possível optar por lanchas ou táxis náuticos.

Foz do Iguaçu

O turista que voa de avião já começa a sentir a magia da Foz do Iguaçu a partir da janela, onde se percebe a beleza das grandiosas cataratas mesmo de longe. No lado esquerdo do avião, o turista pode ter uma visão distante das cataratas, especialmente se o tempo estiver aberto indica o promotor de grupos da Unitur, Álvaro Pires. E para quem deseja ficar na cidade, há diversas opções de hospedagem.

A visita às cataratas é o ponto principal da viagem e, preferencialmente, é necessário reservar ingressos antecipadamente pelo site do parque. Para chegar às cataratas, há um trajeto de cerca de 20 quilômetros de ônibus que corta a densa Mata Atlântica.

Outras dicas são o Marco das Três Fronteiras, Parque das Aves e Templo Budista.

Curitiba

Com muitas atrações, como o Parque Tanguá, a capital paranaense oferece um destino imperdível, a visita à Ópera de Arame. Além da estrutura impressionante, o local está inserido em meio à natureza e tem uma cascata e uma antiga pedreira. Para aproveitar a visita, é importante garantir um lugar com antecedência para os shows noturnos.

Outro ponto turísticos é o Jardim Botânico, de beleza rara e arquitetura francesa. Para quem quer aprender sobre gastronomia italiana de alta qualidade, a dica é fazer um passeio no bairro Felicidade e visitar o restaurante da família Madalosso, famoso por realizar casamentos e festas nas suas dependências que abrigam uma loja de vinhos e chocolates

Morretes

Com a travessia pela Serra do Mar e contemplação da Mata Atlântica, além de cascatas e paisagens incríveis, a viagem para Morretes é imperdível. É importante verificar a previsão do tempo e preferir a primavera para aproveitar tudo em plenitude.

Marumbi é um conjunto de montanhas histórico, considerado o berço do montanhismo no Brasil, e oferece atrações como o boia cross no Rio Nhundiaquara. Morretes, por sua vez, possui várias cachoeiras de uma beleza singular, incluindo o Salto dos Macacos, Salto da Fortuna, Salto do Sagrado, Salto do Jajá e Salto Bom Jardim, além de oferecer várias escolhas de hospedagem acolhedoras.

Fonte: GZH

Foto: Cabuscaa / stock.adobe.com