Vídeo chamada 3D? Confira projeto do Google que está chocando o mundo

O Google trabalha desde o ano passado para o lançamento da nova fase do Projeto Starline. Uma “janela mágica” que transmite em 3D uma imagem em tamanho real da pessoa com quem você está conversando.

O objetivo da tecnologia é criar uma experiência o mais próximo possível da realidade, colocando ambas as partes “frente a frente”.

Para conceber a experiência, o Google dispõe de “uma tela de 65 polegadas com resolução 8K, dezenas de sensores, áudios espaciais e inteligência artificial” com a capacidade e o objetivo de passar ao usuário a sensação de presença da outra parte.

O funcionário do Google, Clay Bavor, escreveu no blog da companhia que: “Para tornar essa experiência possível, aplicamos pesquisas em visão computacional, aprendizado de máquina, áudio espacial e compressão em tempo real”.

“Também desenvolvemos um sistema de exibição de campo de luz inovador que cria uma sensação de volume e profundidade que pode ser experimentada sem a necessidade de óculos ou fones de ouvido adicionais”, prosseguiu.

Interesse das gigantes

O Projeto Starline requer configurações bastante elaboradas e nenhum dispositivo headset.

Havia uma restrição para a exploração da tecnologia ao próprio Google, mas mais recentemente, a gigante de dados e busca está firmando parcerias em diferentes setores.

As empresas Salesforce, WeWork, T-Mobile e Hackensack Meridian Health foram as primeiras a demonstrarem interesse e firmarem acordos com o Google. Os testes já foram utilizados por mais de 100 companhias dos setores de saúde, mídia e grandes varejistas.

“Além dos funcionários do Google, também convidamos mais de 100 parceiros empresariais em áreas como mídia, saúde e varejo para participar de demonstrações nos escritórios do Google e nos fornecer feedback sobre a experiência e os aplicativos para seus negócios. Vemos muitas maneiras pelas quais o Projeto Starline pode agregar valor comercial em vários setores, e continuamos focados em torná-lo mais acessível.”

Versão diferente

Uma nova e menor versão da tecnologia de telepresença 3D Project Starline foi lançada nos últimos dias pelo Google. A novidade faz parte do conjunto de atualizações anunciadas no Google I/O.

De acordo com publicações do general manager do Starline, Andrew Nartker, o novo protótipo não requer um conjunto especial de emissores de luz infravermelha e câmeras. Novos módulos de inteligência artificial e câmeras padrões seriam o suficiente para a nova versão.

Salesforce, T-Mobile e WeWork, já receberam a atualiação, mas sem previsão de quando o produto estará no mercado.