Trabalhador é resgatado de situação de trabalho escravo no PR
Um senhor de 74 anos foi encontrado em condições precárias em uma obra no bairro Três Lagoas em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. As autoridades, incluindo a Polícia Federal e auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizaram uma ação de resgate na última terça-feira (10).
O trabalhador foi encontrado em condições semelhantes à escravidão e levado para receber assistência médica e psicológica.
Situação de escravidão: Empregador é preso em flagrante após exploração de trabalhador em condições degradantes
Durante a inspeção, as equipes constataram que o trabalhador estava sujeito a condições laborais extremamente precárias, sendo submetido a uma jornada de trabalho exaustiva, servidão por dívida e condições degradantes. De acordo com a polícia, o funcionário trabalhou por mais de um ano e meio sem tirar férias, folgas ou receber salários.
Ele foi forçado a trabalhar para pagar uma dívida com o empregador, decorrente de compras realizadas em sua própria loja. Ao ser resgatado, a dívida do trabalhador chegava a quase R$ 7 mil. Diante da gravidade dos fatos, o empregador foi preso em flagrante pelo crime de redução a condição análoga à de escravo e encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR. A penalidade para esse tipo de delito pode chegar a oito anos de reclusão.
Leia a nota da Polícia Federal:
“Os policiais e os auditores constataram que o trabalhador estava submetido a condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva e servidão por dívida. Em cerca de um ano e meio de serviço, o empregado nunca havia folgado, gozado férias e nem recebido salários. Ele disse que laborava para quitar dívidas contraídas no mercado do seu patrão. No momento do resgate, a dívida dele era de quase R$ 7 mil.”
Fonte: Paraná Portal e Agência Brasil
Foto: Divulgação/Polícia Federal do Pará