Universidades gaúchas estão entre as melhores do mundo; confira
Cinco universidades do Rio Grande do Sul apareceram na lista das 2 mil melhores do mundo, conforme ranking feito pelo Center for World University Rankings (CWUR). Na lista, há quatro instituições federais e uma particular.
Entre as instituições do RS, a mais bem avaliada foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 5º lugar, 9º na América Latina e 467º global. Aparecem também a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Confira abaixo mais informações sobre o ranking.
Universidades do Rio Grande do Sul aparecem entre as melhores do mundo
Os critérios usados pelo Center for World University para definir as notas das instituições de ensino superior são: qualidade da educação, que representa 25% do resultado, empregabilidade (25%), qualidade do corpo docente (10%) e desempenho em pesquisas (40%).
Uma instituição do RS saiu da lista — o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), presente no último levantamento, não está presente no resultado mais recente do CWUR.
Confira abaixo como ficou a classificação de cada uma das universidades gaúchas que apareceu no ranking.
UFRGS
- Nota: 74,6
- Classificação mundial: 5º
- Classificação nacional: 467º
UFpel
- Nota: 70,6
- Classificação mundial: 961º
- Classificação nacional: 19º
UFSM
- Nota: 70,2
- Classificação mundial: 1.043º
- Classificação nacional: 25º
PUCRS
- Nota: 67,9
- Classificação mundial: 1.494º
- Classificação nacional: 39º
FURG
- Nota: 67
- Classificação mundial: 1.705º
- Classificação nacional: 45º
Ao todo, foram avaliadas 20.351 instituições de ensino superior de todo o mundo. A mais bem avaliada foi Harvard, nos Estados Unidos, sendo a única universidade da avaliação a receber a nota máxima de 100 pontos.
Em comparação com o resultado anterior, as universidades brasileiras apresentaram resultados piores. Três das gaúchas — UFRGS, UFPel e Furg — perderam posições, enquanto as outras duas — UFSM e PUCRS — ganharam. Entre o total das 54 brasileiras inclusas na lista, 29 caíram posições. Você pode conferir o ranking completo clicando aqui.
Imagem: Gustavo Diehl / UFRGS