Detran do RS alerta sobre golpes no pagamentos de taxas; entenda
Em resposta às inúmeras queixas recebidas através de seu serviço de atendimento ao cliente, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) intensifica o alerta sobre a ocorrência de fraudes relacionadas ao pagamento de taxas e débitos veiculares. Indivíduos mal-intencionados têm empregado meios enganosos, como links falsos, guias fraudulentas e até mesmo códigos PIX, redirecionando o pagamento para contas pessoais.
Com o intuito de evitar danos financeiros, é enfatizada a recomendação de sempre buscar informações em fontes oficiais dos órgãos governamentais estaduais.
Procedimentos para Consulta, Pagamento e Segurança
Para consultar o licenciamento e o IPVA, utilize a Central de Serviços do DetranRS no site oficial www.detran.rs.gov.br. Você também pode acessar informações através dos canais da Fazenda Estadual ou dos bancos conveniados.
Pagamento das taxas pode ser realizado por meio da Guia de Arrecadação Eletrônica (GAD-E), disponível nos Centros credenciados do DetranRS, como CFCs e CRVAs. Acesse também o rs.gov.br, site oficial do Detran, ou a Central de Serviços para obter a guia.
No caso de pagamento via PIX, gere o código oficial nos canais do governo do Estado, como o portal rs.gov.br, a Central de Serviços do DetranRS, o site ou o aplicativo do IPVA da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Antes de confirmar o pagamento, verifique se o valor será creditado em um CNPJ pertencente a um órgão do governo do Estado, seja o DetranRS ou a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (no caso de IPVA).
Proteja-se contra golpes virtuais! Caso seja vítima de fraudes, registre uma ocorrência no site www.delegaciaonline.rs.gov.br para que a Polícia Civil possa adotar as medidas legais necessárias.
Fonte: Estado do Rio Grande do Sul
Imagem: Reprodução/DetranRS