Prefeitura do RS gera polêmica ao fazer postagem ofensiva nas redes sociais
Uma prefeitura do Rio Grande do Sul provocou polêmica nas redes sociais com uma publicação ofensiva. Em uma postagem para o Dia Internacional de combate à LGBTfobia, no dia 17 de maio, o governo do município de Pelotas publicou uma imagem com a frase, em caixa alta, “Bando de sapatão, viado e traveco”, acompanhado de uma frase menor abaixo: “que estão cansados de ouvir esses absurdos”.
A mensagem repercutiu negativamente. Nas redes sociais, internautas criticaram a publicação. “Não tinha um pra dizer que era uma má ideia?”, afirma um dos comentários. A prefeitura apagou a postagem e se manifestou sobre o caso. Confira mais informações abaixo.
Prefeitura de Pelotas é criticada por publicação ofensiva
A publicação foi criticada pelo uso de palavras ofensivas como forma de chamar a atenção, gerando reações majoritariamente negativas. Uma internauta afirmou: “Se diminuíssem o xingamento e aumentassem o final, ficaria um pouco melhor”.
A Prefeitura de Pelotas apagou a imagem e a substitiuiu por uma nova publicação em homenagem ao dia 17 de maio, desta vez afirmando “Viva o povo LGBTQIAP+”, acompanhado de um comunicado, pedindo desculpas a respeito do ocorrido.
“Se o tom que utilizamos causou desconforto ou ofensa a quem quer que seja, pedimos as mais sinceras desculpas”, afirma a nota. O município declarou também que a intenção foi de combater o preconceito e “chamar a atenção para um fato que causa dor e sofrimento”. Além disso, afirmou também que participaram do processo de criação da imagem pessoas LGBTQIA+, membros da equipe da prefeitura.
“Portanto, reiteramos nossa intenção de combater o preconceito, de valorizar a igualdade, a dignidade humana e a diversidade. Nosso compromisso é de continuarmos atuando com liberdade, mas também reconhecendo nossos erros e corrigindo-os. Seguimos com vocês e agradecemos as manifestações”, afirma a nota.
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Pelotas / Wikimedia Commons