10 coisas que você NÃO DEVE falar no RS

Visitar o Rio Grande do Sul é uma ideia muito atrativa para quem mora em outros estados brasileiros. Mas com uma cultura tão rica, o estado tem uma série de características únicas as quais se deve ficar atento antes de visitar.

Não é difícil se encontrar em uma situação chata e acabar falando algo que pode incomodar um gaúcho. Por isso, separamos uma lista com 10 coisas que você jamais deve dizer no Rio Grande do Sul: confira abaixo.

10 frases que podem pegar mal no RS

  • “Você tem uma fantasia de gaúcho para me emprestar?” – Essa é uma frase que pode ser considerada ofensiva, pois se referir à aspectos identitários de um povo como uma fantasia pode sugerir que esta cultura seja superficial.
  • “Pode pôr açúcar no chimarrão?” – O chimarrão é uma das mais conhecidas tradições dos gaúchos, e um dos seus principais aspectos é ser uma bebida amarga. Por isso, pedir para colocar açúcar no chimarrão pode ser um desrespeito à cultura.
  • “Não se diz TU, se diz VOCÊ” – Como o termo “tu” é bastante usado em vez de você no RS, essa frase pode ser considerada ofensiva para os gaúchos.
  • “Torce pro Grêmio/Inter?” –  A rivalidade da dupla GreNal é histórica no Rio Grande do Sul. Por isso, falar para um torcedor do Grêmio ou do Inter que ele torce para o adversário pode resultar em confusão.
  • “Todo gaúcho é viado” – essa é uma frase é uma generalização da orientação sexual de todos os habitantes de uma região, contando com um cunho pejorativo e homofóbico.
  • “Achei Santa Catarina melhor do que aqui” – essa pode ser uma afirmação ofensiva para os gaúchos que nutrem uma rivalidade entre o RS e Santa Catarina.
  • “Porque vocês comemoram uma guerra perdida?” – A Revolução Farroupilha foi um importante acontecimento no RS e até hoje há uma comemoração em memória do conflito. Por isso, falar essa frase pode soar desrespeitoso com a história do estado.
  • “Vocês não sentem frio, né?” – Apesar do Rio Grande do Sul ser conhecido por seu clima, não se deve generalizar toda a população e afirmar que ninguém sente frio.
  • “A capital do RS é Gramado?” – essa seria uma afirmação incorreta e que pode passar uma impressão de ignorância e desinformação, visto que a capital do Rio Grande do Sul é Porto Alegre.

Imagem: Reprodução / Freepik