Conheça os ERROS a serem EVITADOS ao usar a panela de pressão
Quer evitar acidentes utilizando panelas de pressão? Confira agora mesmo os principais ERROS a serem EVITADOS no uso desse utensílio!
As panelas de pressão são extremamente úteis e populares, principalmente no Brasil. Essa popularidade se dá devido a sua capacidade de cozinhar alimentos de forma rápida e prática.
Porém, uma panela de pressão pode ser bastante perigosa se não for manuseada da forma correta, podendo causar acidentes graves e atingir pessoas que praticam esses erros.
Por isso, conheça agora uma série de erros, muito comuns, na hora de utilizar uma panela de pressão!
Como reduzir o risco ao usar uma panela de pressão
Antes de mais nada, é de suma importância que o comprador leia o manual antes de utilizar a panela. Dessa forma, os avisos e instruções vão ser mais seguros para a pessoa que utiliza esse utensílio.
Além disso, é essencial analisar o material, a fim de identificar alguma falha na sua produção, que pode levar a inúmeros tipos de acidentes. Logo após a sua utilização, deve-se limpar a panela adequadamente.
Algumas regras também devem ser consideradas, como por exemplo:
- Não encher demais a panela de pressão;
- Liberar a pressão de maneira segura;
- Manter o nível do fogo dentro do recomendado;
- Apenas comprar panelas com o Selo Inmetro.
Acidentes com panelas são frequentes
O uso inadequado da panela de pressão é um dos principais motivos que levam ao acidente com panelas. Portanto, para que as panelas de pressão sejam utilizadas de forma correta, é necessário seguir à risca as instruções do utensílio.
Por outro lado, o problema de fabricação também é algo a se avaliar antes mesmo de utilizar a panela. Uma vez que, em caso de falhas, o material pode ser perigoso para quem o usa.
Os principais erros comuns cometido pelos brasileiros no uso da panela de pressão são exceder o limite de alimento, não manter a panela em bom estado de conservação e liberar a pressão da forma incorreta.
Freepik/freepik.com