7 lendas assustadoras que cercam a Região Sul

Interessado na história da região sul e seus mistérios? Conheça as melhores lendas gaúchas que assustam os moradores da região!

Apesar da popularidade das lendas urbanas brasileiras, constantemente ensinadas na escola, há também as lendas regionais, que demonstram um povo com culturas diferenciadas e que são usadas para compreender os costumes humanos.

As lendas gaúchas misturam diversas tradições e culturas, como por exemplo: tradições indígenas, africanas e europeias.

Conheça uma lista das sete lendas assustadoras que cercam a Região Sul do Brasil!

Lenda das Bruxas da Praia do Iguaçu

Pessoas acreditam que, há muito tempo, as bruxas que viviam pela região fizeram uma festa e convidaram várias lendas, como o Curupira, Saci-pererê, Lobisomem e vários outros.

Porém, ao não ser convidado para a festa, o diabo resolveu aparecer e transformar as bruxas em pedras, permanecendo assim até os dias atuais.

Lenda da Cuca

A Cuca é considerada uma bruxa com gritos horríveis e muito altos. Essa lenda vive numa caverna e é capaz de vigiar a floresta através de seu espelho mágico. 

Sendo assim, a Cuca é conhecida por buscar crianças que não dormem no horário certo e não obedecem os pais.

Lenda da Erva-mate

Na floresta, viviam o velho índio guerreiro e sua filha, Yari, dentro de uma caverna. Sem forças para guerrear, o velho índio hospedava os viajantes que precisavam de repouso na região, como aconteceu com um caçador.

Após uma noite de hospitalidade com o índio e sua filha, o caçador revelou sua identidade, como enviado do deus Tupã, e mostrou-lhe uma erva capaz de recuperar suas forças.

Lenda da Gralha Azul

Moradores da Região Sul acreditam que, quando Deus criou o mundo, pediu ajuda dos pássaros para espalhar as sementes da araucária. Porém, apenas a Gralha Azul se ofereceu para ajudar.

Dessa forma, Deus cobriu-lhe com um manto azul impecável e tornou-se um símbolo do estado do Paraná.

Lenda do João-de-Barro

A lenda conta a história de um jovem indígena que, ao se apaixonar pela menina mais bonita da aldeia, passou por um jejum de 9 dias, a fim de provar o seu amor pela menina.

Após este período, seu corpo se transformou num pássaro junto à sua amada. Juntos, construíram uma bela casa.

Lenda do Saci-pererê

A lenda do Saci é bastante conhecida no Brasil, e conta a história de um garoto negro de uma perna só. O saci fuma charuto e usa um gorro mágico, capaz de usufruir de vários poderes através do gorro.

O Saci ama pregar peças, porém, se trata de um guardião da floresta. Dessa forma, ele utiliza assobios para amedrontar os caçadores.

Lenda do Bradador

O Bradador se trata de um falecido homem que não pagou seus pecados na terra. Com isso, seu descanso foi recusado e teve que voltar para assustar os viajantes solitários que passam pela região, toda sexta-feira após a meia noite.

O feitiço passará apenas se o espírito encontrar por sete vezes uma moça chamada Maria, tendo seus pecados perdoados.

Imagem: Freepik