Não precisa perguntar no Ipiranga: saiba como surgiu a famosa empresa gaúcha

Saiba agora mesmo como surgiu a famosa rede distribuidora de combustível e lubrificantes Ipiranga. Leia mais sobre o seu crescimento!

Em 1938, surgiu o primeiro posto Ipiranga, que atualmente coleciona 6,5 mil postos de combustíveis em todo o Brasil. Nos anos 30, o primeiro posto estava em Rio Grande, no Sul Gaúcho, e consistia em um prédio no estilo californiano, na Avenida Silva Paes.

No dia 6 de agosto de 1936, em Porto Alegre, foi constituída a Ipiranga S.A. Companhia Brasileira de Petróleo, por empresários brasileiros, argentinos e uruguaios.

Já no dia 7 de setembro de 1937, a refinaria foi inaugurada em Rio Grande. O único posto do Ipiranga contava com apenas uma bomba e ficava a pouco mais de um quilômetro da refinaria. O posto vendia gasolina e óleo lubrificante.

Crescimento do posto Ipiranga

Em seus primeiros anos e durante a Segunda Guerra Mundial, faltou petróleo e os postos tiveram sua rede de abastecimento limitada. Na época, os carros foram adaptados para rodar com gasogênio e os postos passaram a vender carvão vegetal.

Porém, em 1947, nas comemorações de 10 anos de funcionamento, o posto contava com duas unidades em Rio Grande, duas em Pelotas, um em Erechim, um em Santana do Livramento e um em Bagé.

Em Porto Alegre, o primeiro posto aberto com a bandeira do Ipiranga foi em 1952. A unidade oferecia bombas elétricas, aparelhos de lubrificação, troca de óleo e lavagem.

No ano de 1957, a refinaria precisou criar a Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga S.A. (DPPI). Nos próximos anos a distribuidora comprou as operações no Brasil da norte-americana Gulf, rede Sagol em Porto Alegre e da rede Atlantic.

Atualmente, o Ipiranga está sob o controle do Grupo Ultra e segue sendo uma das maiores distribuidoras de combustíveis e lubrificantes do Brasil inteiro.

Foto: Ipiranga/Site