Cartão de crédito: novas mudanças podem te prejudicar; Entenda!

Nos últimos dias, muitos clientes de instituições financeiras se manifestaram nas redes sociais após a data de fechamento das faturas do crédito mudarem. A alteração também foi percebida pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Antes, os bancos costumavam manter 10 dias entre o fechamento e a data de pagamento da fatura. Com isso, os consumidores podiam fazer compras no “melhor dia para as compras”, estabelecidos pela instituição, e realizar o pagamento 40 dias depois. Entretanto, esses dias têm sido reduzidos, o que tem prejudicado diversos clientes que estão adquirindo produtos acreditando que terão que pagar na próxima fatura.

Como justificativa, alguns bancos dizem que esses 10 dias não eram benéficos ao consumidor, mas uma necessidade de mercado, já que precisavam imprimir a fatura e enviá-las por Correio. Segundo as instituições, agora que as faturas e pagamentos estão sendo feitos pela internet, não há porque deixar um prazo tão longo.

Alterações na fatura do cartão de crédito podem estar ferindo o direito do consumidor

Apesar de não ser ilegal, a nova medida pode estar ferindo o direito do consumidor, já que não foi comunicada por muitos bancos.

Em nota, o Idec fiz o seguinte: “O Idec orienta os consumidores para ficarem atentos à movimentação dos bancos sobre a melhor data para a compra com uso do cartão de crédito. Evitando fazer compras com objetivo de pagar em 40 dias, e ter a surpresa da próxima fatura com valores acima do que estava previsto para pagamento. Essa situação é perigosa, pode expor o consumidor a entrar no crédito rotativo, aumentando o seu endividamento e descontrole financeiro”.

Também em nota, duas das maiores instituições financeiras do país, que estão em processo de mudança nas faturas, explicam o seguinte:

Itaú: “O Itaú Unibanco informa que está realizando uma alteração no período de fechamento da fatura de seus cartões, que passou a acontecer oito dias antes do vencimento da fatura. Mesmo com a mudança, os cartões do Itaú seguem com um dos maiores intervalos do mercado entre fechamento da fatura e seu pagamento. A alteração, motivada principalmente pela substituição de faturas em papel pelas digitais, não impacta suas as datas de vencimento, que permanecem as mesmas. A mudança está em andamento e deve chegar a todos os clientes nos próximos meses. O Itaú reforça seu compromisso com a transparência e, por isso, tem comunicado os clientes sobre a situação com antecedência em diversos canais, como e-mail, SMS, aplicativos e com aviso em todas as faturas. A melhor data de compra também é atualizada com antecedência nos canais digitais, para que os clientes possam se programar. Nossa equipe está disponível nos canais de atendimento para esclarecer eventuais dúvidas”.

C6 Bank: Em nota enviada a clientes, informou que “a partir de Agosto, o período entre o fechamento (melhor dia de compra) e o vencimento da fatura do seu cartão de crédito será alterado. O fechamento passará a ocorrer em até 7 dias antes da data de vencimento”.

Imagem: (Joe Raedle/Getty Images)