Sino ROUBADO de Dom Pedro II é encontrado em Santa Catarina

Um antigo objeto histórico de Dom Pedro II que havia sido roubado foi finalmente encontrado em Santa Catarina. No último sábado, dia 10, foi recuperado na cidade de Biguaçu (SC) o sino da Igreja São Miguel Arcanjo, um presente dado à paróquia pelo imperador Dom Pedro II.

O objeto foi recuperado pela Polícia Militar. De acordo com as informações da operação, a sua localização foi confirmada após um trabalho de inteligência — a peça foi encontrada em um terreno baldio na cidade de São José. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Sino roubado em Santa Catarina é encontrado em outra cidade

A peça em questão chegou à Igreja São Miguel Arcanjo em 1845, como um presente de Dom Pedro II, o último imperador do Brasil, e sua esposa, Teresa Cristina. O sino era encontrado em uma torre separada da igreja e protegido por grades.

Apesar da segurança, na última quarta-feira (7), a ausência do objeto foi notada por moradores da região: ladrões haviam quebrado o cadeado e levado o sino. O item foi recuperado pela Polícia Militar neste sábado. A peça será levado de volta à Biguaçu nesta semana, mas não há previsão de retorno para a Igreja de São Miguel.

De acordo com o pároco Ewerton Martins Gerent, o local terá sua segurança reforçada para evitar que uma situação similar ocorra novamente. “Nós iremos preparar todo o local para uma segurança maior ali do sino, inclusive em questão de segurança, e até porque precisa mexer na estrutura do contrapeso do sino”, disse.

Não é a primeira vez que a Igreja de Biguaçu teve um item histórico furtado. Em 1979, uma imagem de São Miguel foi levada do local. A peça levou décadas para ser encontrada novamente – 32 anos depois, foi achada em uma loja de leilões no Rio de Janeiro, à venda por R$ 700 mil.

Imagem: Arquivo Pessoal / Ewerton Martins Gerent