Famoso aplicativo de viagens é liberado e vai operar no Paraná
Ao que tudo indica, os paranaenses terão mais uma opção para se locomover pelo estado, de forma simples e prática. A Buser, também conhecida como o “Uber dos ônibus”, conseguiu uma liberação para retornar com suas viagens no estado. A decisão foi tomada pelo desembargador Fernando Quadros da Silva, vice-presidente da Corte.
A Buser estava proibida de circular, devido a ação movida pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Paraná e Santa Catarina (FEPASC), que solicitou o fim do serviço. De acordo com a entidade, a atuação da Buser é “desleal e compete irregularmente com as empresas de transporte regular”. Com isso, a empresa não estava liberada para realizar viagens de ônibus fretados que ligassem cidades do Paraná a outros estados do país.
Para a liberação, Quadros da Silva teve como base a Lei da Liberdade Econômica. O vice-presidente concordou com a argumentação da Buser, que afirmava estar sofrendo “danos graves e de difícil reparação” por causa da proibição.
Buser volta a operar na rota entre São Paulo e Curitiba
Em nota, o aplicativo diz que seus advogados falaram sobre a diferença entre as viagens da Buser e as feitas pelos transportes públicos. De acordo com a empresa, ela pode encontrar amparo na Lei da Liberdade Econômica, legislação que tem como objetivo diminuir a burocracia e facilitar o empreendedorismo, principalmente para empresas de tecnologia.
A Buser também destacou que a decisão de proibir as operações da plataforma digital impediu que os consumidores do Paraná e de outras regiões do Sul, pudessem utilizar um transporte de qualidade e com preços mais acessíveis.
Após a liberação, a Buser afirma que vai retomar as operações e o foco inicial será na rota entre São Paulo (SP) e Curitiba (PR), umas das mais lucrativas do setor rodoviário do Brasil.
Imagem: Freepik