Estabelecimentos são interditados após apreensão de 700 kg de produtos impróprios no RS
Estabelecimentos são interditados devido à 700 kg de alimentos impróprios para o consumo. Entenda mais sobre o caso que ocorreu no RS!
Os agentes do Programa Segurança Alimentar RS, do Ministério Público, apreenderam 700 quilos de alimentos para consumo indevido durante uma operação realizada em Floriano Peixoto, na Região do Alto Uruguai, nesta quarta-feira (14).
Os dois mercados em questão tiveram seu funcionamento barrado e depósito interditado. Dentre as principais irregularidades, destacam-se alimentos vencidos, com etiquetas indevidas e armazenamento incorreto. Além disso, também foram apreendidos bonés falsificados e bebidas importadas ilegalmente.
Apesar da participação do MP neste procedimento, houve também o auxílio da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, da Vigilância Sanitária Municipal de Floriano Peixoto, da Delegacia de Proteção ao Consumidor e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar.
Consequências do armazenamento impróprio de alimentos
Conforme o laudo expedido durante as operações, os materiais foram armazenados de forma imprópria para o consumo humano, podendo causar doenças e diversos outros problemas de saúde para o consumidor daquele produto.
Além de estarem em ambiente impróprio para o consumo, muitas embalagens continham etiquetas de alimentos já vencidos e que seriam oferecidos aos clientes da mesma forma.
Quando os alimentos não são armazenados da forma correta, pode haver a deterioração, em caso de contato com calor, umidade, luz e ar. Sendo assim, é de suma importância que o estabelecimento se atente quanto aos ambientes certos para a armazenação de alimentos, sem precisar lidar com questões judiciais.
Devido às irregularidades, o estabelecimento teve que fechar as portas até que a questão fosse resolvida, respondendo pelos procedimentos incorretos praticados.
Foto: MP/Divulgação