Grande empresa decide fechar lojas no RS e fará liquidação de estoque

No âmbito do seu plano de reestruturação financeira, a Marisa está intensificando o processo de fechamento de lojas, incluindo aquelas localizadas no estado do Rio Grande do Sul. A rede varejista havia previamente anunciado o encerramento das atividades de 91 unidades deficitárias, ou seja, com resultados negativos.

No contexto das operações no Rio Grande do Sul, uma loja já havia encerrado suas atividades em Santa Cruz do Sul, e na última quinta-feira (15), pontos de venda em Caxias do Sul e Rio Grande também foram descontinuados.

Marisa: Reestruturação e fechamento de lojas em Porto Alegre

De acordo com a coluna do GZH, a empresa revelou que planeja fechar duas lojas localizadas no centro de Porto Alegre até o final de junho. Para liquidar o estoque restante, a empresa está anunciando promoções com descontos de até 40%.

Uma das lojas, situada na Rua dos Andradas ao lado da Americanas, ocupa três andares, enquanto a outra está localizada no início da Rua Voluntários da Pátria. Vale ressaltar que ambas as ruas possuem atualmente duas unidades da Marisa, e, após o fechamento, cada rua manterá uma loja da marca. Em Porto Alegre, a Marisa possui um total de nove lojas, sendo seis localizadas em ruas e três em shoppings.

Segundo Nilton Neco, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec), as duas lojas a serem fechadas no centro empregam cerca de 15 funcionários. Aqueles que optarem por sair serão indenizados, enquanto os demais serão realocados para outras lojas da empresa.

Assim como outras redes varejistas, a Marisa enfrenta um alto endividamento, ultrapassando a marca de R$ 460 milhões. A empresa afirma ter renegociado aproximadamente 90% de suas dívidas com fornecedores e 65% com proprietários de imóveis. Alega-se que os altos juros e as importações ilegais são fatores que contribuíram para essa situação.

Confira a nota da Marisa:

A Marisa confirma que em seu Programa de Eficiência Operacional há a previsão de fechamento de cerca de 90 lojas que apresentam geração sistemática de caixa negativo. Com este ajuste, a companhia estima aumento de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) de R$ 62 milhões em base anual recorrente. No Rio Grande do Sul, três unidades encerraram as atividades até a presente data e outras duas deixaram de operar em 30 de junho: 31/3 – Santa Cruz do Sul; 15/6 – Rio Grande (R. Marechal Floriano Peixoto); 15/6 – Caxias do Sul (Av. Júlio de Castilhos)30/6 – Porto Alegre (Rua Andradas); 30/6 – Porto Alegre (Rua Voluntários da Pátria). As demais unidades seguem funcionando normalmente.

Foto: Artem Beliaikin / Unsplash / Divulgação