Estádio do Grêmio será demolido? Saiba mais sobre o caso

Após vir a público a decisão da Justiça de São Paulo, que determinou a penhora da Arena do Grêmio, em consequência das dívidas do clube com os bancos Barinsul, Banco do Brasil e Santander, outro assunto veio a tona: a data em que o Estádio Olímpico será entregue à Karagounis e à OAS 26.

Enquanto a diretoria do Tricolor gaúcho alega que essa questão será resolvida até o fim de 2023, a prefeitura de Porto Alegre pressiona para que a situação seja rapidamente solucionada, propondo até mesmo um projeto de lei para que seja estabelecido um prazo para a resolução final e a revisão do regime urbanístico.

Em setembro de 2022, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, protocolou na Câmara Municipal projeto de lei complementar que determina um prazo de um ano para o início da demolição do Estádio Olímpico pela construtora OAS, atualmente chamada de Metha, sob pena de desapropriação.

À GZH, o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, afirmou que “o município, na tentativa de desenvolver as áreas da cidade, participou de incentivos urbanísticos. Como não se viabilizou isso ao longo dos anos, fizemos o indicativo de revisão, que foi remetido para Câmara. Agora estamos aguardando pelos vereadores”.

Estádio do Grêmio se torna ponto de drogas

Apesar de algumas áreas do estádio já terem sido retiradas para demolição, esse processo deveria ter sido iniciado em 2013. Além de prejudicar a visibilidade de Porto Alegre, os escombros que restaram no local, são responsáveis pelo aumento da violência. Atualmente, a antiga casa dos gremistas, é apenas um ponto de moradores de rua, alvo de invasões, furtos e espaço para consumo de drogas.

De acordo com o Grêmio, o clube ainda tenta manter a segurança e a limpeza da entrada principal, porém, não consegue controlar todo o ambiente e suas redondezas. “O Grêmio é responsável pela guarda patrimonial e limpeza do Olímpico. São cerca de 10 funcionários dedicados a isso, com um gasto mensal de cerca de R$ 100 mil”, garantiu o clube.

Imagem: Alexandre Alliatti