Famoso hospital do RS CONDENADO por motivo surpreendente

No final de junho de 2023, um dos mais famosos e populares hospitais do Rio Grande do Sul foi condenado por crimes cometidos contra cinco profissionais do estabelecimento. A informação foi confirmada pela vara trabalhista de Montenegro, região na qual o hospital está localizado.

Entre 2014 e 2022, cinco ex-funcionárias foram vítimas de assédio sexual cometido por um dos líderes do Hospital Montenegro. Na época, todas atuavam na área administrativa da instituição. De acordo com as mulheres, elas eram alvo de piadas, mensagens inapropriadas e chegaram a sofrer até mesmo abuso físico.

Vítimas de abuso sexual cometido em Hospital Montenegro poderão ser indenizadas

O homem acusado de assediar as ex-funcionárias do hospital foi investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher de Montenegro (Deam) e indiciado pelo crime, assim, tornando-se réu. A denúncia foi enviada ao Ministério Público no dia 15 de Dezembro de 2022.

O Hospital Montenegro, administrado pela Associação Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de Montenegro (AOEASE), tem caráter filantrópico e 100% SUS. Segundo a sentença, a instituição poderá ter que indenizar às vítimas do caso, tendo ainda a possibilidade de recorrer a tal decisão.

Em nota, o Hospital Montenegro declara que “repudia qualquer tipo de assédio, apoia e defende o ambiente de trabalho saudável. Com relação ao caso em questão, considerando que ainda não está concluído judicialmente e tramita em segredo de Justiça, a AOASE está impedida legalmente de prestar informações.”

Saiba como identificar o assédio sexual e denuncie

O assédio sexual se classifica como qualquer manifestação sexual ou sensual contínua feita por um colega de trabalho, que tenta se beneficiar por meio de seu nível hierárquico. As ações podem envolver menagens, cantadas, piadas ou até toques inapropriados.

Caso esteja sendo vítima de assédio ou conheça alguém que esteja passando por isso, ligue para 190.

Imagem: ChiccoDodiFC/iStock