Inmet faz alerta e população do RS deve se preparar para chegada de chuvas intensas
Nesta quarta-feira (21), parte da população do Rio Grande do Sul deve se preparar novamente para a chegada de chuvas mais intensas, de acordo com alerta publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso é válido a partir de meia-noite.
De acordo com o Inmet, o volume da chuva que vai afetar o estado deve ficar entre 20 e 30mm/h ou 50mm/dia, além de ser acompanhada por ventos intensos (40-60 km/h).
Inmet orienta população do RS sobre como se proteger das chuvas
Apesar do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas ser baixo, o Inmet dá algumas orientações aos moradores do estado. Confira:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com esse alerta, classificado como “Perigo Potencial”, recomenda-se cautela na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. “Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário”, diz o Instituto.
Capital do Rio Grande do Sul recebe alerta de chuvas
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta na tarde desta terça-feira (20) para chuvas em Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o documento, válido a partir das 20h desta terça-feira. A chuva pode atingir 50 milímetros, o que aumenta os riscos deslizamentos de terra e detritos.
Somente na sexta-feira (16), foram registrados 141,7 milímetros de chuva em Porto Alegre, de acordo com registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), assim, se caracterizando como o maior volume diário em um mês de junho da história da capital.
Imagem: Porto Alegre 24 horas / Porto Alegre 24 horas