Vai aumentar! Conta de luz no Paraná ficará MUITO mais cara

A partir do dia 24 de junho, os consumidores no Paraná terão um aumento de 10,5% na conta de energia elétrica. Essa mudança foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e dentro desse percentual, 0,54% corresponde à remuneração da distribuidora de energia da Copel.

Os clientes atendidos em alta tensão, como indústrias, terão um aumento médio de 8,31%, enquanto os clientes em baixa tensão, como residências, terão um reajuste médio de 11,73%. Essa medida impactará diretamente os consumidores paranaenses.

Os fatores que influenciaram o aumento na conta de energia

A Copel aponta que o reajuste na conta de energia elétrica reflete diversos fatores, como a crise hídrica e a pandemia da covid-19, além dos custos relacionados à compra e transporte da energia, encargos, impostos e subsídios estabelecidos por lei.

Segundo o superintendente Regulatório e Financeiro da Copel, Fernando Gruppelli Jr., o estado do Paraná enfrentou a pior seca dos últimos 100 anos, gerando impactos de médio prazo. A Conta Covid, medida implementada pelo governo federal em 2020 para mitigar os efeitos econômicos da pandemia, também teve influência. A Copel destaca que nos últimos quatro anos houve reduções tarifárias em dois momentos, em julho de 2020 e em julho e agosto de 2022, proporcionando um desconto total de 20,6% na tarifa de energia para os consumidores paranaenses.

Foto: Reprodução/Arquivo