Grande empresa informa que vai demitir centenas de funcionários

Segundo informações divulgadas pelo The Wall Street Journal e Reuters, a Uber revelou na quarta-feira (21) que planeja demitir 200 funcionários de sua divisão de recrutamento. Essa medida faz parte da estratégia da empresa para manter uma equipe de colaboradores estável, enquanto busca reduzir seus custos operacionais. As demissões representam uma redução de 35% no quadro de funcionários da área de recrutamento da Uber.

Vale ressaltar que essas demissões afetam menos de 1% da força de trabalho global da empresa, composta por 32.700 funcionários. Este é o segundo corte de pessoal realizado em 2023, após a Uber ter demitido 150 funcionários de sua divisão de serviços de frete no início do ano.

Impactos da pandemia: Uber e Lyft adotam estratégias diferentes de redução de equipe

Durante a pandemia de covid-19 em 2020, a Uber enfrentou a necessidade de reduzir sua equipe em 17%, porém, em comparação com sua principal concorrente nos EUA, a Lyft, os cortes foram significativamente menores. Enquanto a Lyft passou por várias demissões em massa desde então, a Uber conseguiu manter sua força de trabalho estável, mesmo com planos de corte de custos. A empresa anunciou que está a caminho de alcançar lucro operacional este ano, o que reforça sua estratégia de manter-se financeiramente sólida.

Para impulsionar ainda mais suas receitas e buscar maior rentabilidade, a Uber recentemente revelou que adotará anúncios em vídeo em todos os seus aplicativos. Mark Grether, vice-presidente e gerente geral da divisão de publicidade da Uber, afirmou que a empresa espera arrecadar US$ 1 bilhão em receita publicitária até 2024. A publicidade desempenha um papel fundamental para empresas no mercado online, já que é uma fonte lucrativa de receita. Essa medida faz parte dos esforços da Uber para aumentar seus ganhos e cortar custos, consolidando sua posição no mercado.

Imagem: Evening_tao/freepik.com