Cidades da Região Sul ficam de fora da lista de destinos favoritos dos turistas brasileiros; veja ranking

De acordo com uma pesquisa realiza pela Kayak, plataforma de buscas por passagens e hotéis, sete dos 10 destinos mais procurados pelos brasileiros em 2022 são do próprio país. Dessa lista, seis são cidades do litoral.

A cidade que comanda o topo da lista geral é Lisboa, em Portugal, que parece nunca sair de moda entre os brasileiros. A capital europeia é seguida por São Paulo, Recife, Maceió, Fortaleza e Salvador.

Orlando e Miami, ambas nos Estados Unidos, também são destinos de fora que recebem diversos brasileiros anualmente. A primeira tem o seu sucesso marcado pelos parques da Disney, que conquistam tanto as crianças, quanto os adultos. Já Miami, é procurado pelos amantes de praias, já que a cidade é repleta delas. Natal, no RN, também está na lista, entre os destinos estadunidenses.

Já a lista exclusiva para destinos internacionais é formado por Lisboa, mais uma vez no topo; Orlando; Miami; Buenos Aires; Paris; Roma; Porto, também em Portugal; Nova York; Madri e Londres. Visto isso, é possível concluir que Portugal e Estados Unidos são os queridinhos dos brasileiros.

Turistas planejam suas viagens internacionais com mais antecedência do que as viagens para cidades brasileiras

No Relatório de Tendências de Viagens 2023 do Kayak, também foi revelado que os turistas brasileiros geralmente pesquisam passagens aéreas cerca de duas vezes mais cedo do que locais para se hospedar ou aluguel de carros. Para viagens internacionais, as buscas costumam ser feitas com 12 semanas de antecedência, já as nacionais com 8 semanas.

Normalmente, viagens internacionais são mais trabalhosas, já que algumas exigem visto, gastos maiores e mais tempo.

Entre os estabelecimentos mais procurados pelos turistas, os hotéis lideram a lista de destinos nacionais, com 60,7%, e internacionais, com 71,2%. Em seguida, vêm os aluguéis de temporada (18,7%) e pousadas (16,3%), mais buscados no Brasil do que nos destinos internacionais, onde atingiram 10,6% e 7,9% respectivamente. Já os resorts fazem parte de 7% das buscas.

Imagem: iStock/Getty Images