Grande fenômeno promete fazer MUDANÇA DRÁSTICA no clima de SC

A chegada de um grande fenômeno promete trazer mudanças drásticas para o clima de Santa Catarina. Neste início de inverno, a região Sul começa a ser influenciada pelo evento climático chamado El Niño, que deve trazer chuvas de grande intensidade, com risco de inundações e deslizamentos.

De acordo com informações do portal meteorológico Climatempo, o fenômeno começará a trazer mudanças para o tempo em Santa Catarina já em julho – são esperados maiores volumes de chuvas e também maior atuação de frentes frias. Confira abaixo mais informações sobre a chegada do El Niño no Sul do Brasil.

Fenômeno atmosférico El Niño traz mudanças para o clima em Santa Catarina

O El Niño é um fenômeno atmosférico-ocêanico caracterizado pelo aquecimento anormal da superfície do Oceano Pacífico Tropical. O evento provoca alterações no clima em diversas regiões do mundo, com efeitos diferentes em cada uma delas – no Sul, resulta em chuvas intensas.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o evento deve trazer riscos como:

  • Ocorrências de chuvas em grandes volumes, com risco de enxurradas, deslizamentos e inundações;
  • Frio intenso, com temperaturas negativas e congelamento de pistas. A Defesa Civil alerta para o risco para população mais vulnerável: idosos, crianças, enfermos, moradores de rua e também animais domésticos;
  • Nevoeiros, provocando redução na visibilidade e riscos para motoristas;

Haverão também outras mudanças: a estiagem no Oeste deve ser amenizada ou até revertida nos próximos meses e os danos de agitação marítima e ressaca ocorrerão com menos frequência do que em invernos típicos.

Segundo a Defesa Civil, nos meses de Julho e Agosto, as precipitações devem ficar dentro a acima da média esperada. No entanto, ressalta também que “isto não exclui a chance de episódios de frio intenso, com ocorrência de geadas e precipitação invernal. É importante ressaltar que os eventos de frio devem ocorrer, mas não serão duradouros.”

Ainda existe a possibilidade de um Super El Niño: um estágio mais intenso do fenômeno cujos efeitos colaterais são ainda mais devastadores. A última vez que um evento do tipo ocorreu em Santa Catarina, em 2015 e 2016, o estado foi tomado por enchentes.

Imagem: Reprodução / Rádio 96 FM