Novo ranking elege MELHORES cidades do mundo para se viver; saiba se alguma fica no Brasil
Para aqueles que buscam conforto e qualidade de vida, Viena é o lugar ideal para chamar de lar, de acordo com a pesquisa divulgada pela Economist Intelligence Unit (EIU). A cidade australiana lidera o ranking das melhores cidades para se viver no mundo em 2023, baseado em fatores como cultura, infraestrutura, estabilidade, assistência médica e educação.
Não faltaram elogios a Viena por parte dos redatores do relatório, que exaltaram a cidade por sua “combinação incomparável de estabilidade, sólida infraestrutura, serviços educacionais e assistência médica consolidados, além de um rico ambiente cultural e opções de entretenimento”. Entre os poucos defeitos do município, pode-se destacar a ausência de grandes eventos esportivos.
O segundo lugar do ranking está ocupado por Copenhague, na Dinamarca, que conta com as mesmas qualidades que Viena: estabilidade, infraestrutura, cultura, entre outros.
Em terceiro e quarto lugar, estão Melbourne e Sydney, também da Austrália. “As cidades australianas melhoraram suas pontuações na categoria de assistência médica desde o ano passado, quando ainda estavam enfrentando os impactos da Covid-19, que sobrecarregaram seus sistemas de saúde”, afirmaram os autores do relatório.
Vancouver (Canadá), Calgary (Canadá), Toronto (Canadá), Zurique (Suíça), Genebra (Suíça), Osaka (Japão) Auckland (Nova Zelândia) Adelaide (Austrália), Perth (Austrália), Helsinki (Finlândia), Tóquio (Japão), Brisbane (Austrália), Frankfurt (Alemanha), Berlim (Alemanha), Luxemburgo (Luxemburgo) e Amsterdã (Holanda) completam a lista, que contém 20 municípios. Ao todo, o levantamento incluiu 172 cidades espalhadas pelo mundo.
Infelizmente, o Brasil não marcou sua presença na lista. Isso pode ser explicado pela desigualdade presente no país e a falta de planejamento do governo.
Confira a lista de piores cidades para se viver do mundo
1 – Damasco, Síria
2 – Trípoli, Líbia
3 – Argel, Argélia
4 – Lagos, Nigéria
5 – Carachi, Paquistão
6 – Porto Moresby, Papua-Nova Guiné
7 -Daca, Bangladesh
8 – Harare, Zimbábue
9 – Kiev, Ucrânia
10 – Duala, Camarões
Imagem: Hotcourses Brasil