Cidades de SC já adotaram o sistema de passagens gratuitas; saiba quais
Confira as cidades que adotaram a medida de passagens gratuitas em transporte público para a população! Saiba mais agora mesmo.
O preço do transporte público sempre foi um assunto muito debatido entre os brasileiros, motivo de protestos e mobilizações. Por isso, a possibilidade de passagens gratuitas estão sendo analisadas pelos gestores públicos.
Em Santa Catarina, por exemplo, quatro cidades já adotam o transporte municipal gratuito. O município mais recente do estado a garantir esse direito aos moradores foi Balneário do Camboriú, e chama a atenção por ser o maior destes municípios.
Confira por aqui as cidades que não cobram dos passageiros em transportes públicos!
Balneário do Camboriú
Sendo a mais nova cidade a propor o modelo de transportes gratuitos, Balneário do Camboriú tem a gratuidade garantida por seis meses. Segundo informações, o município atua com 10 ônibus em circulação e conta com 5 linhas distintas.
Garopaba
A tarifa zero em Garopaba começou em fevereiro deste ano e conta com 9 linhas diferentes e 12 ônibus em circulação pela cidade. Nos três primeiros meses, a avaliação é de que a medida ajudou na redução das famílias com os custos que envolvem o transporte.
Forquilhinha
O município do sul do estado, Forquilhinha, também adotou a tarifa zero em fevereiro deste ano. O município decidiu assumir o custo com o transporte gratuito para resolver um período de desequilíbrio financeiro.
Ao todo, existem 7 ônibus circulando pela cidade e com 6 linhas distintas.
Governador Celso Ramos
O município de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, foi o primeiro do estado a oferecer tarifa zero no transporte público. Após diversas discussões sobre a medida em 2022, o formato entrou em funcionamento em janeiro deste ano.
Dois ônibus circulam pela cidade, cada um fazendo sete horários. Os trajetos são feitos de forma circular entre os 13 bairros do município, incluindo as áreas Norte e Sul.
Imagem: Reprodução / Freepik