Propostas colocadas à mesa podem colocar fim à GRANDE CRISE em SC
Novas propostas apresentadas recentemente podem significar o fim de uma complicada crise em Santa Catarina. SC passa por uma situação problemática no Porto de Itajaí. O terminal, um dos pontos mais importantes para economia da cidade e do estado, está com uma queda imensa na movimentação. O motivo é a incerteza a respeito de novas operações após a confirmação da saída da empresa que opera o porto.
Mas a crise pode estar se aproximando de uma conclusão: em uma reunião recente entre a prefeitura, autoridade portuária e sindicatos, o presidente do Sebrae, Décio Lima (PT), apontou propostas para solucionar o problema: há a possibilidade de uma licitação provisória para definir qual a nova empresa que operará o terminal, bem como ir direto a uma licitação definitiva.
Novas propostas podem acabar com a crise no Porto de Itajaí
As propostas foram apresentadas por Décio Lima em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (26). Na primeira opção, será aberta uma licitação provisória, definindo uma empresa para operar o porto pelos próximos 24 meses. Durante este período, o governo poderia lançar um novo processo para a licitação definitiva.
A segunda opção é pular a escolha temporária e partir diretamente para a decisão de quem operará o porto pelos próximos 30 anos. Uma das duas propostas será escolhida nesta terça-feira (27), em reunião que ocorrerá em Brasília. Estará presente neste encontro o novo superintendente do Porto de Itajaí, o vice-prefeito Marcelo Sodré.
Por enquanto, a APM Terminals, empresa que atualmente está à frente do Porto de Itajaí, seguirá por mais 30 dias na operação. Durante este período, o Porto de Santos deve transferir parte de sua movimentação para o terminal, com o objetivo de manter o ponto em funcionamento. A mão de obra já presente no Porto de Itajaí deve ser mantida.
Originalmente, a APM Terminals ficaria à frente do terminal apenas até o fim de junho — a saída da empresa foi um dos motivos apontados para a crise no Porto de Itajaí.
Imagem: Divulgação / Porto de Itajaí