SC é indicado para concurso de MELHORES do mundo

O estado de Santa Catarina garantiu indicação para um concurso de melhores do mundo. O Ministério do Turismo apontou uma vila no norte de Santa Catarina para representar o Brasil em um concurso da Organização Mundial do Turismo (OMT) que decidirá quais os melhores destinos rurais do mundo.

A vila escolhida foi Dona Francisca, no interior de Joinville, no norte do estado. A OMT decidirá apenas dois representantes do país para avançar na próxima etapa da premiação. Foram selecionadas outras quatro vilas brasileiras, incluindo duas também localizadas na Região Sul. Confira abaixo mais informações sobre o concurso.

Vila de Santa Catarina é indicada para concurso de melhores do mundo

A Vila Dona Francisca se encontra no interior de Joinville, conhecida pela estrada de mesmo nome, a SC-418. O local se destaca como ponto turístico por conta de diversas atrações, como possibilidades de degustação gastronômica de pratos típicos como cuca e especiarias com mel, além de experiências ligadas à cultura alemã.

“A vila proporciona experiências imersivas pela cultura alemã, passando por propriedades históricas e rurais que possuem uma construção colonial de tirar o folego.”, afirma publicação do Ministério do Turismo.

A vila tem importância histórica para o país: a estrada Dona Francisca (SC-418), construída por volta de 1858, foi a segunda via carroçável do Brasil e uma das mais importantes rotas comerciais da época.

De acordo com a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o reconhecimento internacional trazido pela premiação poderia incentivar mais investimentos no turismo para as vilas indicadas. “O reconhecimento internacional conferido pela OMT é um grande incentivo para continuarmos investindo em infraestrutura turística, na preservação do meio ambiente, e na capacitação de nossos profissionais, a fim de aprimorar ainda mais a experiência dos visitantes e fortalecer a competitividade de nossas vilas no mercado global”, afirma a ministra.

As outras vilas indicadas foram Tuiuti (SP), Vila de Entre Rios (PR), Lomba Grande (RS) e Caraguatatuba (SP).

Imagem: Divulgação / Secom / Governo de Santa Catarina