Alerta: Fenômeno ameaça provocar grandes estragos em SC

Um perigoso fenômeno pode provocar grandes estragos em Santa Catarina. O inverno de 2023 no estado será marcado pela presença do El Niño, evento que provoca aumento das temperaturas e chuvas intensas em toda a Região Sul – o território catarinense pode sofrer com grandes temporais, raios e ventania.

Além disso, a estação também será marcada pela atuação de ciclones extratropicais na região Sul do Brasil, trazendo grande riscos em especial para embarcações no mar. Confira abaixo mais informações sobre o fenômeno que pode provocar estragos em Santa Catarina.

Santa Catarina pode sofrer estragos com chegada de fenômeno climático

O fenômeno atmosférico-oceânico chamado El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas na superfície do Oceano Pacífico, provocando aumento das temperaturas e chuvas intensas em toda a Região Sul do Brasil. De acordo com a previsão da Epagri/Ciram (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), o evento pode trazer grandes riscos para as cidades do território catarinense.

Esperam-se chuvas mais frequentes, gerando grandes acúmulos em especial nas áreas próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul. As precipitações devem ser intensas em um curto intervalo de tempo. Podem ocorrer temporais com raios, fortes ventos e granizo. Nevoeiros também podem ser comuns durante este período.

A previsão da Epagri/Ciram aponta para episódios de veranicos frequentes, com diversos dias consecutivos de temperaturas elevadas, acima de 30ºC. Com o aumento das máximas, provocado pelo fenômeno El Niño, o estado terá um inverno com temperaturas mais altas. Mesmo assim, a chegada de massas de ar frio poderá provocar episódios de neve no estado, em especial na serra catarinense.

Ciclones extratropicais poderão influenciar o tempo no estado com frequência, trazendo grandes riscospara todas as regiões afetadas. As áreas afetadas serão o litoral da Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil.

Imagem: Reprodução / O Município