Novas regras do futebol podem beneficiar craques do Grêmio e Inter

Neste mês (julho), entram em vigor sete novas regras do futebol, determinadas pela IFAB (International Football Association Board) para que os jogos sejam mais organizados e que as polêmicas sejam evitadas.

A seguir, confira as novas regras e saiba como jogadores, inclusive do Grêmio e do Inter, podem ser beneficiados.

Confira as novas regras do futebol

Goleiros e pênaltis

Com essa nova regra, que surpreendeu os entendedores do universo futebolístico, os goleiros estão proibidos de atrasar as cobranças de pênaltis por meio de provocações e distrações aos seus adversários, assim como fez o argentino durante a final da Copa do Catar em 2022.

Invasão

Com essa regra, o gol será anulado caso um jogador ou membro da comissão entre no gramado durante uma partida e interfira diretamente no gol. Com isso, a partida será reiniciada com uma falta no local onde o invasor esteve.

Acréscimo por celebrações de gols

A partir deste mês, o tempo desperdiçado durante as celebrações de gols deverão ser considerados pelo árbitro e adicionados aos acréscimos no fim de cada tempo de jogo.

Impedimento

Com a nova regra, o auxiliar não deverá levantar bandeira para qualquer atacante que esteja impedido e receba uma bola de um adversário que tinha “total controle” dela, já que o mesmo estará com permissão para jogar. Entretanto, caso a arbitragem defina que o defensor que tocou na bola não estava com total controle dela no momento em que acabou beneficiando o adversário, o impedimento deverá ser marcado.

Com essa nova regra, jogadores do Grêmio e do Inter, como Luis Suárez e Pedro Henrique, poderão ser beneficiados, já que ambos estão entre os atletas que mais ficam em impedimento durante as partidas de futebol.

Cartão vermelho em pênalti

A nova regra estabelece que o árbitro só deve expulsar um jogador que cometeu um pênalti somente se ele não tiver disputado a bola em nenhum momento. Então, o atleta só será expulso se a infração tiver sido cometida sem disputa de bola.

Cartão para o treinador

A partir dessa nova regra, quando qualquer jogador reserva, jogador substituído ou membro de comissão técnica cometer uma infração, mas o árbitro não conseguir identificar o culpado, o treinador da equipe levará a punição.

Mais poder para assistente reserva

As opiniões durante as partidas, que antes só poderiam ser dadas por árbitros assistentes, pelo quarto árbitro e os árbitros assistentes adicionais, a partir deste mês, também poderão ser dadas pelos árbitros assistentes reserva.

Imagem: Reprodução/Freepik