Alerta importante para idosos em Porto Alegre
Um dado importante expõe uma grave situação que tem ocorrido a idosos em Porto Alegre. De acordo com informações divulgadas em uma matéria do portal GZH, a Polícia Civil dá início a investigação de pelo menos dois casos de crimes cometidos contra idosos por dia na área da capital gaúcha.
Isso inclui diversos tipos de ocorrência, como abandono, maus-tratos e apropriação indébita de bens. Mas o principal crime são os golpes: pessoas da terceira idade costumam ser considerados alvos preferenciais para estelionatários. Confira abaixo mais informações sobre os casos em Porto Alegre.
Porto Alegre tem dois casos de violência contra idosos por dia
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, o número de crimes contra idosos teve um crescimento significativo entre 2018 e 2021 — há dois anos, a média chegou a quase três novos casos diários. De 2021 a 2023, tem estado em curva decrescente.
Em entrevista para o portal GZH, a titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso de Porto Alegre, Ana Luiza Caruso, associou o aumento dos casos entre 2018 a 2021 à alta da covid-19 — as condições da pandemia podem ter contribuído de duas diferentes formas: pelo isolamento social e por desentendimentos familiares.
A delegada afirma que a pandemia pode ter acirrado “desentendimentos intrafamiliares pela intensificação forçada do convívio”. Além disso, com o isolamento social, estelionatários migraram para a aplicação de golpes digitais, um meio ao qual a terceira idade pode ser mais vulnerável.
Por estes motivos, a delegada afirma ser essencial que os idosos sejam instruídos sobre segurança digital e tenham acesso a formas de prevenir e reagir às abordagens de estelionatários virtuais. A titular da Delegacia de Proteção ao Idoso também apela para as vítimas procurarem as autoridades e façam as devidas denúncias.
Vítimas ou pessoas próximas podem denunciar casos de violência através dos seguintes canais de comunicação:
- Telefone 197, Polícia Civil
- Telefone 181, Secretaria de Segurança Pública
- Disque 100, dos Direitos Humanos
- WhatsApp (51) 98444-0606, da Polícia Civil
- Delegacia de Proteção ao Idoso de Porto Alegre — Avenida Ipiranga, 1.803, Bairro Santana, no Palácio da Polícia. Atendimento das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Imagem: Reprodução / jcomp / Freepik