Especialistas ALERTAM sobre fenômeno catastrófico que pode atingir o RS

De acordo com especialistas meteorológicos, a semana que começou com condições de sol e tempo firme no estado do Rio Grande do Sul, deve terminar com fortes chuvas e um novo ciclone extratropical na costa.

As previsões afirmam que o fenômeno deve acontecer na sexta-feira (7) e sábado (8), porém, com intensidade menor do que o evento ocorrido no dia 16 de junho, que causou diversos estragos em vários municípios do estado, especialmente no Litoral Norte e na Região Metropolitana.

A formação do ciclone está prevista após a passagem de uma frente fria, que pode provocar chuvas intensas por si só. Os acúmulos de precipitações devem variar entre 100 e 150 milímetros na região da Grande Porto Alegre e do Litoral Norte.

Novo ciclone deve se formar nos próximos dias

Apesar de não ser tão intenso quanto a passagem do ciclone extratropical do mês de junho no Rio Grande do Sul, o ciclone que se formará nos próximos dias pode causar chuvas intensas, vento forte e rajadas.

Devido à incerteza em relação à intensidade e prejuízos que o novo ciclone extratropical pode causar, é importante que a população do Leste/Nordeste do RS e Leste de Santa Catarina devem estar preparados para as chuvas acumuladas.

“Chover de 100 a 150 milímetros significa que, em 48 horas, teremos pelo menos 50% da média de chuva normal para julho nessas áreas”, confirma a empresa Climatempo.

Orientações para a passagem de um ciclone extratropical

As ações preventivas devem ser seguidas em casos como o do ciclone extratropical, sendo importante contatar a Defesa Civil do Estado ou o Corpo de Bombeiros em emergências.

Se torna indispensável a procura por um abrigo seguro e longe de árvores ou receptores e torres de transmissão. Além disso, o ideal é evitar deixar veículos próximos a outdoors e placas de publicidade.

Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo