Cidade do RS que fará você se sentir na Alemanha

Há uma cidade no Rio Grande do Sul que fará você se sentir como se estivesse na Alemanha. Localizada na Serra Gaúcha, a 100 km da capital de Porto Alegre, encontra-se o município de Nova Petrópolis: conhecido por sua profunda conexão à cultura germânica.

A cidade foi colonizada por imigrantes oriundos da Alemanha e por isso, carrega até hoje traços dessa cultura — é comum até mesmo a população usar o idioma nativo. Graças à gastronomia, costumes e arquitetura, Nova Petrópolis é conhecida como a cidade mais alemã do Rio Grande do Sul. Confira abaixo mais informações sobre o município.

Nova Petrópolis é considerado um pedaço da Alemanha do Rio Grande do Sul

A cidade foi fundada em 7 de setembro de 1858 por imigrantes vindos de várias regiões do país europeu – Pomerânia, Saxônia, Boêmia e Hunsrück. Traços dessa cultura ainda se mantém até a atualidade: a arquitetura enxaimel, associada à Alemanha, permeia diversas partes da cidade. Um dos principais exemplos é o Parque Aldeia do Imigrante, construído para evocar a atmosfera germânica.

Em Nova Petrópolis, também é possível encontrar com facilidade diversos restaurantes e bares que servem bebidas e comidas típicas da Alemanha, como a Kassler, uma bisteca de porco defumada acompanhada de salsichão. Há também doces, como a cuca, um bolo que acompanha recheio de maçã, banana ou uva.

Apesar de ser uma cidade pequena, com cerca de 291 km² e 21.717 habitantes (segundo o Censo 2021), Nova Petrópolis recebe cerca de 200 mil turistas anualmente. Além das atrações germânicas, o município atraí muitos visitantes também por possuir uma posição muito privilegiada nas rotas turísticas do Rio Grande do Sul: localizada na Rota Romântica, Nova Petrópolis é um ponto de ligação entre a Região das Hortênsias, o Vale dos Sinos e a Região dos Vinhedos.

Imagem: Reprodução / Karlheinz Pape / Pixabay