Grande fenômeno pode causar estragos em SC nos próximos dias
O estado de Santa Catarina terá uma “reviravolta” no tempo nos próximos dias, contando com a atuação de uma frente fria e a ação de um ciclone extratropical nesta semana.
De acordo com informações repassadas pela Defesa Civil do Estado, já nesta segunda-feira (10), a instabilidade do tempo pode persistir em todas as regiões de Santa Catarina.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a segunda-feira deve ser marcada por muitas nuvens em todas as regiões, bem como a condição para chuva ocasional. Os fenômenos são causados por várias condições meteorológicas, que unem cavados e fluxo de ar úmido vindo da região Amazônica.
Veja mais informações!
Terça-feira (11)
Já na terça-feira (11), a instabilidade ficará ainda mais intensa no Estado, devendo se concentrar nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, principalmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul.
De acordo com especialistas meteorológicos, nestes locais, as chuvas previstas serão persistentes e com intensidade moderada a forte, em alguns momentos.
Nas demais regiões de Santa Catarina, a chuva ocorre de forma mais fraca e é intercalada por aberturas do sol. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuvas persistentes.
A previsão é de 13°C a 17°C em todas as regiões, no amanhecer, e de 17°C a 25°C a tarde.
Quarta-feira (12) e Quinta-feira (13)
A formação do novo ciclone extratropical pode causar uma reviravolta no tempo de Santa Catarina. De acordo com previsões da Defesa Civil, o fenômeno deve ganhar força no fim do dia.
A previsão ainda diz que a condição irá se estender para as demais regiões catarinenses na madrugada desta quinta-feira (13). Ao longo desta quinta, o ciclone se afasta do mar, porém, mantém a chuva em todas as regiões.
O deslocamento desse sistema para o mar pode deixar o Litoral com ventos mais intensos do que 80 km/h, deixando o mar agitado e com risco de ressaca.
Imagem: Reprodução / Defesa Civil de Santa Catarina