Ventos causados por novo ciclone no RS podem se aproximar de um furacão

Os ventos provocados por um novo ciclone que atingirá o Rio Grande do Sul nesta semana podem se aproximar de um furacão. A previsão do tempo da MetSul para os próximos dias aponta que as ventanias provocadas pelo fenômeno que chega ao estado nesta quarta-feira (12) podem alcançar marcas de mais de 110 km/h.

De acordo com a escala de vento de furacões de Saffir-Simpson, para ser classificado como um furacão, um ciclone tropical deve ter ventos sustentados, por no máximo um minuto, de pelo menos 119 km/h. As áreas do Rio Grande do Sul onde as marcas estarão mais altas são a Região Metropolitana e parte do Litoral Norte. Confira abaixo mais informações sobre o ciclone que atingirá o RS nesta semana.

Ciclone no RS provocará ventania próxima à de um furacão

Segundo informações do meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CMPP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Henrique Repinaldo, em fala para o portal GZH, todas as regiões do Rio Grande do Sul devem apresentar pelo menos rajadas acima de 50 km/h, a partir da tarde de quarta-feira.

Durante a noite do mesmo dia e até a madrugada e manhã de quinta-feira, as cidades na Região Metropolitana e no Litoral Norte serão atingidas por rajadas de vento entre 80 e 100 km/h. De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul, o vento pode até ultrapassar a marca dos 100 km/h em alguns setores do leste do estado, ficando entre 110 km/h ou mais.

Conforme afirmado pela MetSul, as ventanias podem provocar estragos como destelhamento e colapso de estruturas, além de cortes no fornecimento de energia. Outros possíveis impactos do ciclone incluem alagamentos, queda de árvores e granizo. Em algumas cidades do estado, é possível que chova até 150 milímetros no período de terça e quarta. A média histórica para todo o mês de julho é de 165,3 milímetros.

Imagem: Arquivo / MetSul Meteorologia