Nova faixa reduz drasticamente o número de acidentes em rodovia de SC
Desde a implantação da terceira faixa em cerca de 16 km na pista Sul da BR-101 em Santa Catarina, entre os municípios de Palhoça e São José, em dezembro de 2021 até agosto de 2022, os números de acidentes reduziram 40%, ou seja, um número considerável para a região.
Já em relação às colisões laterais, essa redução chega a 53% e os engavetamentos diminuíram quase pela metade, em 42%, apontam os dados da concessionária responsável pelas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis, Arteris Litoral Sul.
Além disso, os números de vítimas fatais em ocorrências, no mesmo trecho destacado, também tiveram uma redução de 30%, no mesmo intervalo de tempo.
“Agora, há uma queda importante de acidentes e fatalidades e redução substancial das filas, pois um acidente congestiona ainda mais o trânsito”, ressalta José Júnior, gerente de Operações da Arteris Litoral Sul.
As obras foram realizadas em 12 meses
Dentre os benefícios da obra, destaca-se a valorização das comunidades inseridas no trecho compreendido pela obra. Com a terceira faixa, por exemplo, os veículos pesados passaram a trafegar no corredor reservado à eles, dessa forma, os veículos mais leves conseguem ir mais rápido em suas faixas.
Sendo assim, a velocidade média aumentou em 20 km/h, segundo os estudos feitos pela Arteris Litoral Sul. “Isso possibilita uma melhoria na qualidade de vida da pessoa, que começa a ver a possibilidade de ter outras atividades, passar mais tempo com os amigos, a família e praticar um exercício físico”, afirma o gerente da concessionária.
Outra ação desejada pela Arteris Litoral Sul é implementar uma faixa azul exclusiva para os motociclistas, como a que já está em operação em São Paulo, na avenida 23 de Maio. Com isso, a intenção é reduzir a gravidade dos acidentes.
Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação