Especialistas confirmam triste EVENTO DESTRUIDOR em cidade de SC

Na tarde desta terça-feira (11), a Defesa Civil informou que ocorreu uma microexplosão em uma cidade localizada no Oeste de Santa Catarina. Segundo o órgão, ninguém foi ferido.

A microexplosão derrubou as paredes e parte do telhado de um pavilhão e causou a queda de árvores em Herval D’Oeste por volta das 7h de terça (11). O evento está relacionado a ventos de 100 Km/h. Entre a madrugada e o início da manhã de terça, foram registrados temporais em grande parte de Santa Catarina.

De acordo com informações da Defesa Civil, o fenômeno se dá quando uma nuvem de tempestade não aguenta o volume de água presente em seu interior. “Toda essa água cai de uma vez, causando forte corrente de vento da nuvem em direção ao chão, concentrada em uma pequena área, e gerando fortes rajadas de vento em superfície”, destaca nota da Defesa Civil.

Governador afirma que cidade de SC passa por “situação de tristeza e preocupação”

Após os estragos causados pelo vento, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, afirmou que o governo continua monitorando a situação.

“O mau tempo já está afetando SC com chuva e ventos fortes. As regiões mais atingidas até agora são Oeste e Meio Oeste. Na minha cidade, Herval d’Oeste, a situação é de tristeza e preocupação. O Governo segue monitorando a situação e está preparado para a pronta-resposta a estas situações. É fundamental que a população se mantenha informada sobre os alertas emitidos pela Defesa Civil e se proteja”, disse o governador Jorginho Mello.

A Defesa Civil também informa que a chuva e o vento devem continuar atingindo o estado. Até a manhã de quinta-feira (13), ainda deve haver ocorrência de chuvas, com acumulados de até 150 milímetros no Sul, na Serra e na Grande Florianópolis, devido um ciclone extratropical no mar.

Imagem: Reprodução/Redes Sociais